O que resta em Chernobyl?

Perguntado por: dveiga . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O acidente de Chernobyl aconteceu em 26 de abril de 1986, quando o reator 4 da usina nuclear de Chernobyl explodiu e lançou material radioativo na atmosfera. Em virtude do acidente de Chernobyl, em 26 de abril de 1986, a cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia, foi abandonada.

Especialistas disseram que levará pelo menos 3 mil anos para que a área se torne segura, enquanto outros acreditam que isso é muito otimista. Pensa-se que o local do reator não se tornará habitável novamente por pelo menos 20 mil anos, de acordo com relatório de 2016.

O que mudou na União Soviética após o desastre
O desastre de Chernobyl contribuiu uma parcela com o fim da URSS em 1991, já que o país passava por uma crise econômica devido aos gastos com tecnologias espaciais e a corrida armamentista decorrente da Guerra Fria.

Alguns cães de Chernobyl foram adotados. Muitos animais domésticos foram abandonados em Chernobyl após o acidente nuclear. Como esses animais não se espalham por grandes territórios, a maioria foi deixada viva.

O reator quatro da usina, por sua vez, foi encerrado no interior de uma grande estrutura de concreto. Este grande “sarcófago” foi instalado ali em 1986, como uma forma de deter a liberação da radiação na atmosfera.

Em Hiroshima e Nagasaki, as bombas explodiram no ar, a mais de 500 metros acima do solo. Isso significa que o material radioativo se dissipou no ar, reduzindo as partículas tóxicas no solo. Em contraste, a explosão de Chernobyl foi no nível do solo e o incêndio que irrompeu continha material radioativo.

Chernobyl

Eis os piores acidentes nucleares da história, segundo a Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA): Chernobyl (1986) – Ucrânia (ex-URSS) Fukushima Daiichi (2011) – Japão. Kyshtym (1957) – Rússia.

A cidade de Chernobyl costumava ter uma população de 14 mil habitantes.

Qual o nível de radiação em Chernobyl hoje? Atualmente, o nível de radiação em Chernobyl está normalizado, o que permite até mesmo realizar um tour guiado em determinadas áreas da cidade.

cemitério de Mitinskoe

O corpo do bombeiro foi enterrado no cemitério de Mitinskoe, em Moscou. O local também abrigava outras pessoas que foram vítimas do acidente de Chernobyl.

Esse acidente aconteceu no reator 4 da usina de Chernobyl e foi resultado de falha humana, uma vez que os operadores do reator descumpriram diversos itens dos protocolos de segurança.

É seguro visitar Chernobyl hoje em dia? Acredite, é sim! Atualmente o local do maior acidente nuclear da história é aberto à visitação de turistas, com níveis de exposição à radiação controlados. Em 2019 a HBO lançou uma série sobre Chernobyl, na Ucrânia.

Ainda são poucos os turistas que têm coragem de ir até Chernobyl, mas podemos garantir: é um tour bastante seguro se for feito da forma certa e com empresas sérias.

Sobrevivente de Chernobyl
Nascida em 1989, apenas 3 anos depois do acidente nuclear de Chernobyl, que ocorreu em 1986 e até hoje é lembrado como a maior tragédia nuclear acidental do mundo, Masters foi abandonada por sua mãe biológica ainda quando era um bebê, e até ser adotada, passou por 3 abrigos diferentes.

Um dos motivos é a diferença de radioatividade emitida em cada um dos casos. Quando o reator de Chernobyl explodiu, estima-se que foram liberadas sete toneladas de combustível nuclear. No total, o desastre emitiu 100 vezes mais radiação que as bombas que caíram sobre Hiroshima e Nagasaki.