O que resseca mais a garganta ventilador ou ar-condicionado?

Perguntado por: lperalta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 14 votos

Ambos aparelhos podem deixar o ar mais seco e piorar os sintomas da gripe, por ressecarem a garganta e o nariz. O ideal nessa situação é preferir a ventilação natural, porém, quando não houver outra opção, é válido evitar que a pessoa gripada fique de frente ao fluxo de ar soprado pela unidade.

5 dicas para amenizar o ar seco

  1. Manter o filtro do aparelho limpo.
  2. Colocar um recipiente com água.
  3. Se mantenha hidratado para proteger suas mucosas.
  4. Abra frestas nas janelas.
  5. Faça manutenção constante no aparelho.

É mais saudável
O ar-condicionado retira a umidade do ambiente, o que resseca as mucosas e diminui as defesas do organismo. Bebês, idosos e alérgicos são os que mais sofrem com o problema. Além disso, se não estiver sempre com o filtro de ar limpo, o sistema de refrigeração pode espalhar fungos no ambiente.

O frio em si não piora a gripe, porém, algumas pessoas podem sentir maior incômodo na garganta e nariz quando estão gripadas e a temperatura está muito baixa, principalmente porque isso também costuma provocar a baixa umidade no ar, ressecando as mucosas e dificultando a filtragem do ar respirado.

Ressecamento da boca e traqueia
Um dos efeitos facilmente percebidos ao dormir com o ventilador ligado é a sensação de boca seca e garganta arranhando. Isso ocorre porque o ventilador torna o ar muito seco e, consequentemente, resseca as vias respiratórias, como a boca e a traqueia.

Manter o seu corpo hidratado durante as baixas taxas de umidade do ar é fundamental para deixar a sua saúde sempre em alta! Utilize plantas para deixar o ambiente mais úmido. Espada de São Jorge, Kalanchoe, Lírio da Paz e a Hera Inglesa são espécies de plantas que ajudam a umidificar a sua casa.

  1. 1- Posicione o ventilador de frente para a janela. ...
  2. 2 – Use um bloco de gelo. ...
  3. 3 – Espalhar água ou toalhas molhadas. ...
  4. 4 – Use a função de exaustor do ventilador de teto.

Deixar o ventilador ligado durante o soco contribui com a evaporação do suor e da umidade do corpo, causando desidratação. Principalmente em regiões mais secas, é preciso tomar cuidado com a prática. Uma boa dica é manter um copo com água perto da cama para amenizar o problema.

8 dicas de como tirar catarro da garganta

  1. Gargarejo com água morna e sal. ...
  2. Aumento da ingestão de líquidos. ...
  3. Inalação de vapor e nebulização. ...
  4. Lavagem nasal. ...
  5. Cuidados com a alimentação. ...
  6. Uso de umidificadores de ambiente. ...
  7. Chás. ...
  8. Medicamentos com ação expectorante.

Ainda que o ar-condicionado seja um aparelho para uso diário e contínuo durante estações mais quentes, para deixar o ar mais umidificado, é ideal abrir algumas janelas e deixar o ar entrar no espaço naturalmente em alguns momentos.

Como tratar? Para diminuir a sensação de dor de cabeça e garganta seca durante gripes e resfriados, a ingestão de líquidos é o primeiro passo importante, pois mantém a mucosa hidratada e evita lesões. Colocar um umidificador de ambiente também pode aliviar a garganta seca.

Ressecamento da boca e de vias respiratórias
Dormir com o ventilador ligado pode fazer evaporar o suor e a umidade do corpo, causando desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias. Aliás, se você mora em uma região seca, o cuidado deve ser redobrado, pois os sintomas podem ser ainda mais acentuados.

Quantos ventiladores ligados equivalem a um ar-condicionado? De acordo com o simulador da concessionária de energia Enel, o consumo de um ar-condicionado de 9.000 BTUs durante 8 horas/dia por 30 dias equivale a 4,5 ventiladores de 150W de potência ligados durante mesmo tempo.

Conclusão: ar-condicionado x ventilador
No quesito consumo de energia, podemos observar que o ar-condicionado gasta mais.