O que responder quando perguntam qual o seu objetivo na empresa?

Perguntado por: dcapelo . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.

1 - Defina objetivos sempre positivos. Defina o que você realmente quer, e não aquilo que você não quer. 2 - Defina objetivos de forma mensurável, ou seja, de uma forma que você possa medir o quanto você já conquistou desse objetivo e que você possa ter certeza que o conquistou.

Missão, Visão e Valores são três conceitos básicos e essenciais para construir os ideais de uma empresa.

“Eu gosto de trabalhar em equipe e a forma colaborativa como vocês trabalham aqui sempre foi meu sonho profissional! Adoro me sentir parte do time, conhecer pessoas, conversar com gente de outras áreas. Eu não tenho ambição de ter um cargo ou uma posição de chefe, prefiro trabalhar sem esse tipo de formalidade.”

Você pode dizer que tem um perfil criativo e proativo sem precisar usar só adjetivos para te definir. Da mesma maneira que você só frisar que a empresa é legal, bonita e tem avaliação boa pode acabar não soando tão convincente. Ter um contexto fundamentado pode ser a melhor saída para você ter uma resposta de impacto.

É importante que você dê exemplos concretos para mostrar qual foi a sua contribuição nas empresas pelas quais você passou. Descreva situações específicas que contém o quão efetivo você foi nas suas funções anteriores, fale sobre as mudanças que você implementou e os objetivos que você alcançou.

Ao responder ao “quem sou eu” fale sobre seu lado pessoal, como idade, onde e com quem mora, o que você gosta de fazer nos seus momentos lazer e também seus planos para o futuro. Fale sobre grandes projetos cursos ou certificações quer fazer no futuro, e que tipo de empresa quer trabalhar.

No campo objetivo profissional, você deve indicar o cargo que você quer ocupar e a área em que quer trabalhar. O ideal é que essa informação seja igual ao cargo anunciado na vaga. Isso aumenta as chances de o seu currículo ser selecionado na primeira triagem. Seja direto e conciso: nível e área.

Por exemplo: “você deve me contratar pois além de conhecer todos os processos da gestão de projetos, eu já tenho X anos de experiência no cargo e X anos de vivências no segmento de mercado desta empresa, por isso, ao me contratar podemos ir além juntos e melhorar principalmente a gestão de custos de projetos e ...

Diga quais sãos as coisas que você possui, que fazem você se identificar com a empresa. Você também poderá abordar a cultura, o ambiente de trabalho com as suas expectativas e relacionar as suas funções, responsabilidades e atribuições do seu cargo ao que a empresa oferece.

O que são metas pessoais e profissionais? Metas pessoais são aquelas que cada indivíduo estipula visando atingir os objetivos de vida. Não estão relacionadas à carreira, ainda que muitas possam também ajudar nesse sentido.

O ponto de partida para escrever o objetivo de uma empresa é definir a missão. Ou seja, qual o motivo da existência da empresa e como ela irá competir com os concorrentes dentro do mercado em que está inserida. É nessa etapa que também define-se para quem a empresa prestará serviços ou venderá os produtos.

Concluir; descrever; distinguir; deduzir; demonstrar; discutir; explicar; identificar; ilustrar; inferir; interpretar; localizar – relatar; revisar.

De forma a assegurar que a transmissão de mensagem seja clara e assertiva, os objetivos devem ser iniciados por um verbo no infinitivo.
...
Verbos usados em objetivos específicos para indicar conhecimento

  1. registrar;
  2. definir;
  3. identificar;
  4. nomear;
  5. especificar;
  6. exemplificar;
  7. enumerar;
  8. citar.

Exemplos de pontos fracos e fortes

  • Falar bem em público (ou não)
  • Entregar suas tarefas dentro do prazo (ou não)
  • Tomar para si novas responsabilidades tranquilamente (ou não)
  • Solucionar problemas de maneira criativa (ou não)
  • Resolver conflitos (ou não)
  • Saber programar (ou não)
  • Ter (ou não ter) fluência em outro idioma.

Procure anotar num papel quais são os pontos fortes na sua personalidade. Esse é um processo de descoberta interior que envolve a tomada de consciência a respeito de valores, propósito, sentimentos, comportamentos, entre outros. Por isso, num primeiro momento, não se restrinja às suas competências profissionais.