O que requer mais importante para o desenvolvimento da primeira infância?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
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Especialmente na primeira infância, as experiências familiares são essenciais para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais. Atualmente, não se pode falar de família como um núcleo composto somente de pai e mãe.

A boa relação emocional entre pais e filhos no desenvolvimento na primeira infância – até os 3 anos – tem o maior impacto. Ao confiar no adulto, a criança aprende a regular suas emoções, explorar o mundo com confiança e se comunicar. Crianças apoiadas têm mais chances de serem adultos positivos e seguros.

O desenvolvimento afetivo, social e físico das crianças de pouca idade tem um impacto direto em seu desenvolvimento e na pessoa adulta que elas se tornarão. Por isso a importância de entender bem a necessidade de investir nas crianças bem pequenas para maximizar seu futuro bem-estar.

A experiência desde cedo com manifestações de carinho é fundamental para o desenvolvimento infantil, impactando na personalidade da criança e também no seu crescimento cognitivo – mecanismos mentais necessários para a construção da percepção, pensamento, memória e resolução de problemas.

Fazer com que as crianças consigam desenvolver suas capacidades é um dos papéis da escola na primeira infância. Isso porque, a partir de um bom planejamento educacional, elas conseguirão ampliar suas habilidades: escrita, corporal, oral, científica, matemática, musical, entre outros.

Conhecer todas as fases do desenvolvimento infantil nos ajuda a ter uma noção das habilidades a serem conquistadas e das possíveis dificuldades enfrentadas. A partir disso, é possível saber o que esperar de cada idade e como auxiliar nesse processo.

Tendo em vista que é um direito da criança ter padrões de qualidade de vida adequados às suas necessidades físicas, mentais e de desenvolvimento social, o respeito a esse direito é fundamental, pois contribui com o bem-estar do indivíduo na vida adulta.

Por meio do acompanhamento da criança saudável, reduz-se a incidência de doenças, aumenta suas chances de crescer e desenvolver-se para alcançar todo o seu potencial.

Nesse período, as crianças também apresentam um maior domínio e entendimento da fala. Assim, aos 3 anos, é comum que os pequenos e pequenas consigam cantar, contar histórias e manter pequenos diálogos. Nesta fase, o tempo de concentração aumenta.

Veja algumas atividades para a primeira infância que ajudam no desenvolvimento infantil

  1. Conversar e interagir. O afeto interfere diretamente no aprendizado. ...
  2. Ouvir e cantar música. ...
  3. Ler e contar histórias. ...
  4. O aprendizado na convivência.

Nesse contexto, diferentes aspectos influenciam no aprendizado da criança. A proposta pedagógica da escola, as atividades extracurriculares ofertadas e a utilização de brincadeiras são fatores que enriquecem o processo de ensino-aprendizagem.

O melhor estímulo ao desenvolvimento do bebê é oferecer um ambiente afetuoso, seguro, com liberdade para explorar e autonomia para tentar fazer as coisas sozinho. O suporte carinhoso e atento de um adulto já é tudo o que ele precisa.

Os fatores que influenciam o desenvolvimento humano são: hereditariedade, crescimento orgânico, maturação neurofisiológica e meio. Hereditariedade: é a carga genética do indivíduo que será capaz de estabelecer a sua potencial, que poderá ou não se desenvolver.

É importante elucidar o impacto positivo que as interações saudáveis na primeira infância têm na formação dos cidadãos. As experiências e oportunidades de bons relacionamentos, nos primeiros anos de vida, auxiliam na criação de um forte alicerce, gerando valores, habilidades cognitivas e sociabilidade.

O desenvolvimento emocional na infância direciona as nossas vidas, afetando os rumos que tomaremos e as escolhas que faremos. Esse etapa tão primordial começa ainda nos primeiros dias de vida. Por isso, a forma como crescemos e em que condições isso acontece pode definir quem seremos no futuro.

Portanto, o processo de crescimento está influenciado por fatores intrínsecos (genéticos) e extrínsecos (ambientais), dentre os quais destacam-se a alimentação, a saúde, a higiene, a habitação e os cuidados gerais com a criança, que atuam acelerando ou retardando esse processo.

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade (Art. 29º).

SOBRE O PROGRAMA
Instituído pela Portaria MEC nº 357/2022, o programa tem por objetivo precípuo elevar a qualidade da educação infantil e potencializar o desenvolvimento integral das crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos de idade.