O que reprova o financiamento da Caixa?

Perguntado por: ramorim2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O que pode reprovar um financiamento imobiliário da Caixa? Em geral, existem diversos fatores que podem reprovar um financiamento imobiliário na Caixa. Porém, o principal motivo para reprovação do financiamento na Caixa é o “nome sujo”, ou seja, CPF negativado.

Ser brasileiro ou, se estrangeiro, possuir visto permanente no País; • Possuir capacidade civil e de pagamento; O seu nome não pode estar em cadastros de devedores, como SERASA; • A prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar mensal bruta.

O que pode estar impedindo a contratação é o fato do cliente ser um mau pagador. O nome pode estar limpo, mas pagamentos realizados em atraso impossibilitam a obtenção de crédito ou financiamentos, visto que o prazo para que o nome vá para os órgãos de proteção ao crédito é de 30 a 40 dias.

COMO CONSULTAR O SCORE NA SERASA?

  1. Passo 1: acesse o site do score.
  2. Passo 2: preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações.
  3. Passo 3: Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.

O que pode reprovar um financiamento imobiliário?

  1. Restrição cadastral. Um dos principais motivos para a reprovação de crédito imobiliário é o famoso “nome sujo”. ...
  2. Renda mensal. Para o banco avaliar a sua capacidade de cumprir com o pagamento das parcelas é preciso comprovar a sua renda mensal. ...
  3. Score de crédito.

1 - SUSPENSÃO IRREGULAR
Com toda a certeza, o(a) proprietário deve ter muita atenção ao rebaixar seu automóvel. Afinal, a suspensão é um dos itens que mais geram problemas durante a vistoria veicular. O ideal é mantê-la original de fábrica.

Quando seu financiamento é aprovado, você deve abrir uma nova conta bancária. Assim, o banco pode debitar de maneira automática as parcelas do seu financiamento, todo mês.

Durante a vistoria veicular, documentações relativas ao carro, CNH do condutor, e números de identificação do motor e chassi são vistoriados. Outros pontos importantes como o hodômetro (que marca a quilometragem), lacre das placas e identificação dos vidros também são alvo da vistoria.

5 Dicas para aprovar seu financiamento habitacional pela Caixa

  1. 1 – Cuidado com restrições no seu CPF. ...
  2. 2 – Abra uma conta bancária na Caixa. ...
  3. 3 – Separem e organizem os comprovantes de renda. ...
  4. 4 – Simulação do Financiamento Habitacional. ...
  5. 5 – Faça o Cadastro Positivo para aprovar seu financiamento habitacional pela Caixa.

Mas afinal, quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento? De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias. A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo.

Quando se pensa em como ser aprovado no financiamento, portanto, é preciso estar em dia com suas contas, comprovar a capacidade de pagamento das parcelas — o que envolve ter uma boa renda, nome limpo no mercado, um ótimo score de crédito e, se possível, dar um valor de entrada de pelo menos 20% a 30% do total.

A partir de 700 pontos, pode-se considerar uma pontuação boa. Os fatores que podem influenciar a pontuação são, principalmente, a situação do CPF e o histórico de pagamentos.

A Caixa não aprovou meu financiamento, e agora? Não importa qual foi o banco procurado, você pode tentar a aprovação novamente caso tenha o financiamento negado – seja na mesma instituição, seja em uma outra. Não existe um período de “carência” que você tenha que esperar para falar com o banco de novo.

Quanto mais dados sobre pagamentos feitos em dia no CPF, melhor para o Serasa Score. O cancelamento do Cadastro Positivo pode impactar negativamente a pontuação. Se o consumidor não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, também pode ter a pontuação mais baixa do que poderia.

O mais importante é manter os bons hábitos como consumidor.

  1. Pague as contas sempre em dia.
  2. Mantenha seu nome limpo.
  3. Atualize seus dados cadastrais na Serasa.
  4. Abra o Cadastro Positivo.

O pagamento e a regularização das dívidas aumentam a pontuação, mas leva um tempo para que ela suba. Não há "fórmula mágica" para aumentar o Serasa Score rápido. Por isso, quanto antes você quitar dívidas e limpar o nome, melhor para a pontuação.

A Selic, taxa referencial de juros financeiro, pode influenciar o valor do financiamento de maneira indireta. Quando essa taxa aumenta, os investidores tendem a tirar o dinheiro da poupança para os títulos públicos. Consequentemente, a poupança perde recursos, fazendo com que eles se tornem mais caros.

1 – Ter nome sujo/negativado
Isso quer dizer que 39,3% da população entre 18 e 95 anos estão negativados. Por isso, esse é um dos requisitos para financiar um imóvel provável de reprovação. Isso acontece porque qualquer pessoa que faz um pedido de crédito passa por uma análise de liberação de recursos.

A renda do cliente, além de compatível com o valor do imóvel, não pode comprometer-se integralmente pelo preço da compra. É comum que bancos estabeleçam faixas de valor para cada renda, assim, caso o salário não esteja dentro do valor estipulado na faixa, o financiamento é negado.

Falta de dispositivos de segurança e sinalização. Macaco, chave de roda, pisca-alerta, lanternas, faróis e extintor de incêndio são alguns itens muito importantes para o dia a dia de todo motorista e, portanto, devem estar sempre no carro, em boas condições.

Quando a vistoria do imóvel é reprovada por conta de problemas de responsabilidade do antigo inquilino, é preciso que ele seja avisado. Isso porque é bastante comum que ele mesmo não esteja ciente desses problemas, visto que muitas vezes são questões bastante simples e que não exigem um reparo extremamente caro.