O que reprova no teste dos palitos?

Perguntado por: szagalo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

É possível ser reprovado no teste palográfico? Não, o teste palográfico é um teste de personalidade, portanto não tem a intenção de reprovar ou aprovar candidatos. Os resultados desse tipo de teste psicológico apenas auxiliam o psicólogo na análise de personalidade dos candidatos/funcionários.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção. A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.

O teste é avaliado pelos palos em questão, tamanho, direção, quantidade, se ao apertar o lápis e mesmo assim conseguir manter os palos não tem como o psicólogo(a) avaliar um problema, até pq a mão no decorrer do teste fica cansada e a pessoa dente apertar o lápis para mantê-lo na posição. Espero ter ajudado.

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

O Palográfico (teste dos pauzinhos) é um teste projetivo que fornece informações das características de personalidade do individuo. Os dados são analisados conjuntamente baseados na totalidade de percepções e não a partir dos dados que aparecem isoladamente. Portanto, é a análise do todo que interessa.

De 547 a 830: Média - Indica possuir produtividade mediana no trabalho. De 831 a 1059: Média Superior ou Alta - Denota possuir produtividade acima da média. A partir de 1060: Superior ou Muito Alta - Este índice revela produtividade acentuada no trabalho, indicando rendimento bastante acima da média.

No Palográfico a Produtividade é avaliada pelo numero de traços (palos) realizados durante o teste, expressando a quantidade de trabalho que a pessoa é capaz de fazer. O Ritmo é avaliado pelo Nível de Oscilação Rítmica (NOR), o qual é composto pela variabilidade do indivíduo ao longo dos cinco tempos do teste.

TESTE PALOGRÁFICO NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE: UMA ANÁLISE

  1. O alargamento progressivo da margem esquerda mostra vivacidade e impaciência;
  2. O estreitamento demonstra prudência e reflexão.

Não há limite para o número de repetições, desde que a licença seja válida por 12 meses.

O Teste Palográfico foi criado por Salvador Escala Milá, do Instituto Psicotécnico de Barcelona, na Espanha, e desenvolvido e divulgado no Brasil por Agostinho Minicucci. O teste consiste em realizar traços verticais de acordo com o modelo impresso na folha de aplicação original (padronizada).

Quem pode aplicar e avaliar? Como dito no tópico anterior, os testes psicológicos devem ser aplicados por profissionais formados e registrados no Conselho Federal de Psicologia (CFP). Somente esses psicólogos têm o conhecimento neurocientífico adequado para analisar os resultados do teste palográfico.

Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação. É seu direito receber um feedback sobre o resultado do teste, bem como compreender o que esse teste avalia. Não fique muito preocupado, pois muitos fatores podem interferir no resultado do teste.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

Mede-se em milímetros a distância do primeiro ao último palo por intervalo de tempo e divide-se pelo número de palos realizados em cada um dos tempos obtendo-se a média da distância entre os traçados em cada intervalo de tempo. Essas médias devem ser somadas e divididas por 5, conseguindo-se a média global.

Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

Em média, o exame psicotécnico demora 1 hora para ser realizado. O resultado é liberado cerca de 30 minutos após o candidato finalizar o teste.