O que reprova no teste de atenção?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Ainda que o recrutador explique que o teste de atenção concentrada é uma das fases do processo seletivo e que não será considerado sozinho, o candidato pode se sentir pressionado ou ansioso. Como resultado, sua capacidade de concentração diminuirá.

Tempo despendido no teste
Se junto à atenção concentrada é preciso que o candidato tenha agilidade, o tempo que levou para fazer o teste é um dos pontos a ser considerado. Nesse caso, você pode estudar se o resultado obtido é satisfatório para o tempo que o teste foi feito.

Segundo a psicologia, existem quatro formas básicas de atenção, algumas conscientes, outras voluntárias: seletiva, alternada, sustentada e dividida.

O teste de Atenção Concentrada (AC) avalia a capacidade do indivíduo em focalizar, selecionar e manter a atenção em estímulos alvo, dentre vários estímulos disponíveis.

Possui tempo determinado (4 minutos), sendo que todo o processo de explicação e aplicação do teste não ultrapassa 10 minutos. O Teste de Atenção Concentrada – TEACO-FF pode ser utilizado em pessoas que procuram a avaliação psicológica pericial para CNH e para a população geral.

Oferecemos opções de testes de atenção concentrada, dividida, difusa, sustentada, discriminativa, alternada e seletiva. Os testes de atenção são compostos por um manual de instruções, crivo e blocos de aplicação.

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

O Palográfico (teste dos pauzinhos) é um teste projetivo que fornece informações das características de personalidade do individuo. Os dados são analisados conjuntamente baseados na totalidade de percepções e não a partir dos dados que aparecem isoladamente. Portanto, é a análise do todo que interessa.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, é feito através de uma anamnese aprofundada e por meio de questionários de rastreamento – e não testes psicológicos. No caso dos adultos, é importante que a deficiência identificada tenha estado presente na vida dessa pessoa desde a infância.

O teste palográfico é utilizado pelo Detran, sistema de retirada de porte de armas, além de recrutamento e seleção. A eficiência desse teste é reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e é uma importante ferramenta na seleção e retenção de novos talentos.

De um modo geral, há três fatores que influenciam na atenção:

  • fatores fisiológicos: fome, sede, sono, doença e assim por diante;
  • fatores motivacionais: desejo pessoal de alcançar determinado resultado;
  • concentração: depende do profissional, mas cabe à empresa criar o entorno ideal.

As quatro principais funções da atenção são: atenção seletiva, vigilância, sondagem e atenção dividida. Pode-se escolher prestar a atenção em determinados estímulos e ignorar outros.