O que reprova no Ensino Médio?

Perguntado por: treal . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como funciona a reprovação? O sistema de créditos parece bem simples de ser entendido. Mas, uma dúvida comum é como será feita a reprovação nesse novo formato. Normalmente, duas questões são analisadas para reprovar um aluno: faltas nas aulas e seu desempenho por meio da avaliação das notas.

Na rede de ensino do Estado de São Paulo, na qual a escola está inserida, é adotada a progressão continuada no Ensino Fundamental em três ciclos: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º ano e do 7º ao 9º ano. No Ensino Médio, a retenção pode acontecer em qualquer série.

A reprovação é um evento que acontece por diferentes causas, que vão desde dificuldades de ensino, aprendizagem ou mesmo causas de características pessoais, ligadas à família e cotidiano do aluno.

Geralmente, não existe limite para a reprovação na faculdade. Portanto, você pode reprovar diversas disciplinas, sem maiores problemas com a instituição.

Que não é permitido reprovar em todas as matérias na faculdade. Sendo assim, não pode reprovar em mais de 50% dos créditos que está cursando em determinado semestre. Para entender melhor imagine que você vai cursar 5 disciplinas em um semestre, cada uma com 4 créditos, totalizando 20.

Com a alteração, mesmo se o estudante tiver reprovado em até três disciplinas, a aprovação será permitida.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que define e regulariza a organização da educação brasileira com base nos princípios presentes na Constituição, proíbe a reprovação em sala de alfabetização.

Historicamente, se pode observar que os cursos de Ciências Exatas estão entre os que mais reprovam, especialmente no que se refere à Matemática, não só no ensino superior, mas desde o ensino fundamental.

Primeiro ano do ensino médio é a série com maior índice de reprovação e evasão.

Como já ressaltamos, a maioria das escolas só aceitam que o aluno realize recuperação final em três disciplinas, por isso, se após realizar suas contas perceber que não atingiu a média em três disciplinas ou menos, que dizer que ainda há tempo.

Assim, mesmo que você não seja aprovado em uma disciplina, você não reprova de ano. Cada matéria da faculdade está disposta dentro de um período letivo, é claro. No entanto, elas funcionam de maneira independente. Dessa forma, o aluno tem total liberdade para criar sua grade de horários.

A frequência é legal, isto é, prevista no Art. 24, VI, da lei federal n. 9394/96 e deve ter um mínimo de 75% da carga horária total do ano letivo. De modo que pode faltar 25% da carga horária total anual, mas se passar disso, reprova.

O aluno repetir de ano por causa de uma dificuldade extrema em disciplinas isoladas pode fazer com que esse número aumente. O regime de progressão parcial possibilita ao estudante condições favoráveis à superação das defasagens e dificuldades na aprendizagem, evitando com que ele atrase ainda mais sua formação.

A reprovação escolar não é consequência de um ato único, e sim o resultado de um ano inteiro em que a criança teve dificuldade de aprendizado, seja por desinteresse, seja por falta de concentração, seja por problemas emocionais.