O que reprova no CMA para comissários?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Parece bobagem, mas problemas odontológicos, como cáries, podem reprovar um candidato que visa obter ou revalidar o certificado nos exames de 1ª e 2 ª classes.

Exames laboratoriais (Hemograma completo, glicose, creatinina, triglicerídeos, uréia, colesterol total e frações HDL, LDL e VLDL, urina tipo I EAS, tipagem sanguínea e fator RH.

A matéria da prova da ANAC será aplicada sobre 4 blocos, e você terá 30 minutos para cada bloco, resultando em um total de 2 horas para realização da prova. No entanto, serão 20 questões em cada bloco, totalizando em 80 perguntas que os comissários de bordo e aeromoças deverão responder.

Para ser aprovado, o candidato precisa acertar pelo menos 14 questões de cada bloco, o equivalente a 70% de acerto em toda a prova. Para fazer a prova, é necessário realizar um agendamento online e se dirigir uma das sedes da ANAC espalhadas pelo Brasil. O exame é inteiramente digitalizado é feito via computador.

E quanto custa o exame? Nos locais indicados acima, cada candidato deverá pagar a taxa de R$ 451,40 para o exame inicial e R$269,15 no caso de revalidação.

Como verificar o resultado de seu CMA? Em até dois dias úteis após a realização do exame de saúde pericial, o candidato poderá verificar o resultado no sistema de Consulta ao CMA (clique no link para acessar).

Formação
Apesar de não ser exigido curso superior, quem deseja entrar para a carreira de comissário de bordo deve obrigatoriamente realizar um curso de formação de comissários de bordo. E fique atento: é necessário que a escola de aviação em que você planeja se matricular seja idônea e reconhecida no mercado.

É importante saber também que hoje temos a RBAC 120, que obriga as empresas aéreas a realizar exames toxicológicos em seus funcionários que exercem atividades de risco à segurança operacional.

Pessoas que possuem asma geralmente não encontram grandes riscos em vôos comerciais.

(e) O candidato que possua um CMA expirado há mais de cinco anos sem revalidá-lo, ao pretender retornar à atividade aérea, deve ser submetido a um exame de saúde pericial inicial previsto para o CMA do qual seja portador.

Possuir Certificado Médico Aeronáutico (CMA) de 2ª classe válido.

O CMA DE 2ª CLASSE – Pilotos privados, comissário de voo, mecânico de voo, operador de equipamentos especiais e pilotos de balão. Existe também o CMA DE 3ª CLASSE – Controladores de tráfego aéreo. O quarto certificado CMA DE 4ª CLASSE – Pilotos de aeronaves leves e planadores.

Devido aos riscos para a segurança de voo representados pelo TDAH, as autoridades regulatórias em todo o mundo consideram o TDAH uma condição desqualificante para os pilotos.

Para ser aeromoça ou comissário de bordo dentro do Brasil, saber inglês não é obrigatório, porém pode ser fator eliminatório na hora do processo seletivo nas maiores companhias do país.

9. Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, tampouco será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.).

Passar na prova da ANAC requer o pagamento de inscrição para o exame cujo preço fica perto de R$ 300 e ao passar na prova receberá o Certificado de Conhecimento Teórico (CCT).