O que reprova na faculdade?

Perguntado por: imedeiros . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

São vários os motivos que podem levar um aluno a reprovar na faculdade e os mais comuns são:

  • falta de dedicação,
  • excesso de faltas,
  • dificuldade em entender a matéria,
  • não tirar dúvidas,
  • não ter um planejamento.

[Figurado] Condenar; censurar severamente.

A dependência de matéria funciona da seguinte forma, o aluno não aprovado na disciplina deve se matricular novamente nela no semestre seguinte ou assim que possível. A sua grade vai conter as matérias do período atual e aquela na qual não alcançou a média esperada.

Portanto, a reprovação por frequência possui impacto negativo maior no IRA do que o trancamento da disciplina, que, por sua vez, tem impacto negativo maior que a reprovação por nota. Durante a pandemia da COVID-19 , foi estabelecido o mecanismo de supressão de componentes curriculares.

As disciplinas da faculdade
Assim, mesmo que você não seja aprovado em uma disciplina, você não reprova de ano. Cada matéria da faculdade está disposta dentro de um período letivo, é claro. No entanto, elas funcionam de maneira independente. Dessa forma, o aluno tem total liberdade para criar sua grade de horários.

Grade curricular e disciplinas no ensino superior
Na escola, é comum realizar uma recuperação no final do ano e, caso o aluno não alcance a média necessária, ele repete todo o ano letivo. Na faculdade já é um pouco diferente. Se reprovar em uma matéria, não é obrigatório repetir todo o semestre.

Pelo contrário, assim como no presencial e semipresencial, os alunos podem sim, reprovar nas disciplinas se não atingirem a média necessária das notas em cada matéria. O EAD é uma modalidade de graduação séria, assim como as demais.

Pois, além disso, começar a graduação no segundo semestre do ano tem suas vantagens sim! Academicamente, não há mudanças em começar o curso no início ou meio do ano, porém é comum que você consiga melhores possibilidades financeiras nessa época, como bolsas, descontos ou vantagens econômicas.

Acompanhe, a seguir, algumas dicas infalíveis sobre como não reprovar na faculdade!

  1. Seja organizado.
  2. Não estude na véspera das provas.
  3. Desenvolva seu próprio método de estudos.
  4. Use a tecnologia a seu favor.

O que diz a lei? Diz que o aluno tem obrigação de frequentar 75% , então, ele pode faltar 25% do total da carga horária. Se a escola tiver 1.000 horas, o aluno poderá faltar 250 horas, o que dá mais ou menos 50 dias letivos.

Resposta verificada por especialistas
De modo geral, no ensino médio ou fundamental, a reprovação em uma matéria acarreta a reprovação em todas as outras, levando o aluno a repetir todas as matérias.

Sim, independente de em qual ou quantas matérias você reprovou você pode colar grau de forma simbólica.

O costume de iniciar o ano letivo após o verão vem desde o Ensino Básico, pois é assim que o calendário escolar se aplica no Brasil. No entanto, as instituições de Ensino Superior trabalham com semestres. Então, começar a estudar no 2º semestre não vai lhe prejudicar em nada.

Desde 1996, ano em que a Lei de Diretrizes e Bases da educação básica (LDB) vigorou a proibição da reprovação escolar em anos de alfabetização, os assunto “retenção” tem sido pauta de discussões contra e a favor nas universidades e escolares do nosso país.

Ou seja, alunos nos primeiros anos do Ensino Fundamental não podem ser reprovados, uma vez que a alfabetização não tem um caráter avaliativo. Por isso, mesmo que os educadores não considerem que a criança está alfabetizada durante os três primeiros anos escolares, ela não pode ser retida em sala de aula.

Quantas vezes e por quanto tempo posso trancar meu curso? Cada aluno pode trancar seu curso apenas uma vez, por um período de até dois semestres letivos consecutivos.

Reprovar na faculdade por faltas
A maioria das instituições diz que o aluno deve comparecer em 75% das aulas. Ou seja, a porcentagem de falta deve ser até 25%. Então, se uma matéria tem 60 horas, você só pode faltar 15 horas.

Esta é uma pergunta que recebo com frequência e a resposta é sim. Pode ser reprovado por falta, mesmo com boas notas e no último ano do Ensino Médio, porque esta é um determinação de lei federal.

Nota de recuperação específica (com valor de 1 a 10). Soma das etapas ou recuperação específica (utiliza a maior nota) com valor de 1 a 10. Média das etapas ou média das etapas com recuperação específica (utiliza a maior nota) com valor de 1 a 10.