O que reprova na defesa do TCC?

Perguntado por: esouza2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

As causas de reprovação no Trabalho de Conclusão de Curso

  • copiar o trabalho de outra pessoa, ou seja, fazer plágio;
  • não seguir as normas da ABNT;
  • faltar no dia da apresentação;
  • construir um trabalho sem um tema delimitado;
  • não ter segurança para responder às perguntas da banca;
  • não entregar o TCC.

Será considerado aprovado o acadêmico cuja nota final represente a média dos valores atribuídos na ficha de avaliação igual ou superior a 7,0 (sete).

Como a banca sabe quando um TCC é comprado? É muito importante saber que, primeiro, os professores que fazem parte de seu colegiado, acompanham seu progresso desde o início. E segundo, eles conhecem bem seu estilo de escrita e a partir dos trabalhos que você já fez, podem discernir seus padrões.

Perguntas frequentes feitas pela banca de TCC

  • Perguntas relacionadas ao título.
  • Perguntas sobre as referências.
  • Questionamentos sobre a metodologia escolhida.
  • Perguntas sobre o capítulo de resultados.
  • Perguntas em relação a conclusão.
  • Concluindo.
  • Referencias.

Você também não deve ler os slides durante a apresentação. Isso faz com que as pessoas que estão assistindo percam o foco. Além do mais, você pode parecer despreparado.

No encerrando da apresentação do TCC você fecha o loop com uma frase inspiradora. Você pode usar uma frase de um autor ou personagem que serviu como inspiração para seu trabalho. Porém, essa frase precisa ser concisa e de acordo com o que você apresentou até então.

Dicas para você arrasar na apresentação do seu TCC:

  1. Assista outras bancas de TCC. ...
  2. Inclua a apresentação de TCC em seu cronograma. ...
  3. Organize um roteiro para apresentação. ...
  4. Elaboração dos Slides. ...
  5. Ensaie sua apresentação. ...
  6. Cuidado com a fala. ...
  7. Se antecipe. ...
  8. Esteja confiante.

A Escrita Ficou Confusa
Erros de português, frases desconexas, parágrafos muito longos, falta de pontuação, entre outros… Tudo isso vai descontando nota e fazendo o trabalho ficar confuso para o avaliador. Para resolver essa questão e não correr risco de ter o TCC reprovado, adapte a sua escrita com o Método TSAC.

Verificar se há coerência entre Resumo e o resto do trabalho; Se o Resumo aborda os objetivos e as conclusões do estudo; Verificar se o Resumo realmente é uma síntese do que o trabalho se propõe (até mesmo com o título do trabalho).

Uma banca examinadora de TCC avalia todo trabalho de conclusão, que vai conferir a qualidade e relevância da pesquisa desenvolvida, garantindo ao seu autor o término da graduação em caso de aprovação.

Portanto, podem surgir perguntas como: “Por que você escolheu o autor X para embasar o seu trabalho?” ou “Por que você não citou o autor X no seu TCC?”. Para responder à essas perguntas, seja consciente nas escolhas para construir o referencial teórico.

Art. 23 - As Bancas Examinadoras do TCC compõem-se pelo/a professor/a orientador/a, que a preside, pelo co-orientador e por outros 2 (dois) membros, convidados pelo/a professor/a orientador/a e homologado pelo Coordenador do TCC. § 1º - Quando houver co-orientador, este será, obrigatoriamente, membro efetivo da banca.

Na maioria das instituições de ensino superior, os projetos dos cursos normatizam que o processo de avaliação em uma banca de TCC é público, ou seja, qualquer pessoa pode assistir a apresentação, na linguagem acadêmica “defesa”, isso mesmo como uma atividade regulamentada na matriz curricular do curso.

A Estrutura da Apresentação

  1. Introdução e o Tema.
  2. Objetivos e Problemática.
  3. Desenvolvimento.
  4. Resultados e Respostas Obtidas.
  5. Conclusão ou Considerações Finais.
  6. Perguntas.

Usar gírias e palavrões
De forma alguma utilize gírias ou palavrões em sua apresentação de TCC, a banca espera sempre por alunos que utilizem uma linguagem estritamente formal, portanto, durante a apresentação do seu TCC é uma péssima hora para falar uma gíria ou um palavrão.