O que reprova em um teste psicológico?

Perguntado por: rgoulart5 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Uma das principais causas de reprovação no teste psicotécnico é o nervosismo e a preocupação excessiva. Não se deixe ser dominado por esses fatores. O teste serve para apontar características de sua personalidade, não para ser executado perfeitamente.

No exame psicotécnico não há respostas certas ou erradas. O que o psicólogo avalia é a sua atenção, a sua personalidade e como você se sairia em uma situação de emergência.

É possível ser reprovado no teste palográfico? Não, o teste palográfico é um teste de personalidade, portanto não tem a intenção de reprovar ou aprovar candidatos. Os resultados desse tipo de teste psicológico apenas auxiliam o psicólogo na análise de personalidade dos candidatos/funcionários.

Vamos relembrar que se o candidato apresentar ansiedade durante o Exame Psicotécnico PM, ele será declarado NÃO-APTO.

Uma boa prática é ter uma noite boa de sono antes do dia do exame. Como todos sabem, dormir bem ou mal afeta diretamente nosso desempenho durante o dia, e nessa situação, onde você vai ser avaliado principalmente mentalmente, é importante estar com a cabeça bem descansada.

As perguntas para um questionário de psicologia destinam-se a coletar informações para avaliar o estado mental de um indivíduo.
...

  • Quantos anos você tem?
  • Por favor, indique sua origem étnica.
  • Em que país você passou a maior parte da sua vida?
  • Qual é o seu nível de escolaridade?

O teste evidencia o nível de habilidades necessárias para um motorista, como raciocínio lógico, tomada de decisões, processamento de informação, tomada de informação, comportamento, concentração e memória.

45 QUESTÕES SOBRE O TESTE PSICOTÉCNICO DO DETRAN SOBRE FIGURAS - RACIOCÍNIO LÓGICO - YouTube.

Candidato reprovado em psicotécnico deve ser submetido a novo exame.

Não há limite para o número de repetições, desde que a licença seja válida por 12 meses.

O questionário DASS-21 (Depression, Anxiety and Stress Scale) é um teste de depressão, ansiedade e stress que mede os níveis desses transtornos a partir de comportamentos e sensações experimentados nos últimos sete dias. Ele tem 21 perguntas e leva cerca de 3 minutos para ser respondido.

Segundo especialistas, a resposta é sim. Todos nós, em algum momento da vida (ou em vários), tivemos a necessidade de classificar a nossa personalidade.

Diante disso, para saber mais a fundo qual o seu tipo de personalidade, o ideal é procurar ajuda psicológica. Nesses casos, testes mais complexos e específicos serão aplicados, a fim de desenhar um panorama mais fidedigno do tipo de personalidade.

Quem não passa de primeira tem direito a refazer o teste quantas vezes for necessário, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 91,83.

Medo do exame de direção? Veja dicas para aliviar a ansiedade antes da prova

  1. Treine o percurso e revise os passos da prova. ...
  2. Adquira confiança e treine os pensamentos negativos. ...
  3. Alimentação leve. ...
  4. Durma cedo. ...
  5. No dia da prova.

Para avaliar o seu nível de raciocínio, os exercícios podem envolver desenhos e figuras geométricas, imagens em determinadas sequências ou números diferentes. Quanto à avaliação referente à memória, o psicólogo pode apresentar diversas imagens e solicitar que o candidato responda em que momento viu determinada figura.

O exame demora, em média, 1 (uma) hora.

O primeiro passo para conseguir passar no teste psicotécnico é o motorista demonstrar ter controle de seu temperamento, de modo que as chances de agir de maneira compulsiva e agressiva em determinada situação sejam pequenas. De fato, pensar nesse tipo de teste, assim como qualquer outro, dá calafrios a algumas pessoas.

II- inapto temporário: quando não é apresentado desempenho condizente para a condução de veículo automotor, porém o avaliado possui um tempo para se adequar e voltar a fazer o processo para a obtenção da CNH.

Quando ocorre a reprovação do candidato no Exame de Aptidão Psicológica, ele será chamado para participar de uma reunião na qual o psicólogo (a) da banca avaliadora vai expor as razões da sua reprovação. É muito importante que você esteja preparado aqui.