O que representou a Reação Termidoriana que aconteceu em 1794 )?
A Reação Termidoriana foi um golpe organizado pelos girondinos para colocar fim ao Terror instituído pelos jacobinos. Tinha como objetivo acabar com a perseguição política, mas também buscava garantir os interesses da burguesia francesa.
Como começou a Reação Termidoriana?
A atuação dos jacobinos gerou, naturalmente, uma reação dos grupos conservadores, representados pelos girondinos. Essa articulação contou com o apoio da alta burguesia francesa e resultou em um golpe conhecido como Reação Termidoriana, que aconteceu em 1794.
Em que ano aconteceu a Reação Termidoriana?
Assim, os girondinos conspiraram e articularam, com o apoio da alta burguesia da França, um golpe contra os jacobinos conhecido como Reação Termidoriana e que aconteceu em 1794.
O que a fase do Diretório 1794 1799 representou?
O período do Diretório representou o estabelecimento pela burguesia francesa de uma República moderada, que acabava com as instituições do Antigo Regime, mas limitava a participação política, com a volta do voto censitário e o combate ao igualitarismo defendido pelos jacobinos.
Quais as principais realizações da Convenção republicana 1792 1794 )?
Convenção Republicana e o Período do Terror (1792-1794)
A Convenção Republicana tinha o interesse de elaborar uma nova Constituição, garantindo uma maior participação popular na administração do Estado, além de impedir o retorno de uma monarquia absoluta.
O que foi a Reação Termidoriana?
Resposta: Reação termidoriana é um termo utilizado para designar a queda do governo jacobino, liderado por Maximilien Robespierre, e a ascensão de um governo conservador alinhado aos girondinos, liderado pelo partido apelidado de Pântano ou Planície.
O que foi a Reação Termidoriana que medidas foram tomadas nesta fase da revolução?
c) O golpe “9 de Termidor”, ou Reação Termidoriana, marcou a ascensão da ala moderada da burguesia ao poder. Os girondinos, que representavam a burguesia comercial, conseguiram, por um ato de força, afastar as camadas populares (jacobinos) do centro do poder político.
Qual é a importância da Revolução Francesa como processo histórico?
O ciclo revolucionário foi fundamental para a formação da sociedade moderna, pois trouxe concepções importante a respeito da democracia. "A Revolução Francesa teve importância na sociedade moderna e liberal atual, ressaltando a importância das liberdades individuais, tripartição dos poderes", explicou.
O que a morte de Luís XVI representou para a revolução?
Luís XVI foi derrubado pelos revolucionários parisienses em 10 de agosto de 1792. Esse fato marcou uma virada importante na revolução, até então moderada e liberal prenunciando a sangrenta ditadura dos jacobinos.
Qual foi um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa?
O fato inaugural desse importante evento histórico foi a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. A Bastilha era uma prisão localizada em Paris, para aonde eram direcionados os condenados por ações políticas que desagravam à realeza absolutista francesa.
Qual foi a principal consequência da Revolução Francesa?
Em 1789, acontecia na França a revolução que marcaria o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea. A Revolução Francesa causou a queda de uma monarquia, o enfraquecimento da Igreja e o fim da aristocracia.
Que representação da Revolução Francesa prevalece na imagem?
Resposta: Representa uma alegoria sobre a Revolução Francesa, basicamente a dualidade liberdade ou morte, fazendo "alusão ao período do Terror".
Qual a diferença entre o período do terror e a Reação Termidoriana?
O período do Terror na revolução francesa foi o período mais radical e devido ao predomínio da ação popular, recebeu essa denominação. A Reação Termidoriana foi quando os representantes do partido "Pântano", representando a alta burguesia sem ideologia definida, tomou o poder dos jacobinos através de um golpe.
Qual é o principal objetivo da Revolução Francesa?
A Revolução Francesa aconteceu entre os anos de 1789 e 1799, marcando o fim da monarquia e a criação de uma república baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade. Antes dessa transformação, a sociedade da França era estruturada nos moldes do feudalismo.
O que marcou a fase do Diretório?
A fase do Diretório dura cinco anos e se caracteriza pela ascensão da alta burguesia, os girondinos, ao poder. Recebe este nome, pois eram cinco diretores que governavam a França. Inimigos dos jacobinos, seu primeiro ato é revogar todas as medidas que eles haviam feito durante sua legislação.
O que era o Diretório e qual era a sua finalidade?
O Diretório, criado em 1795, marcou a retomada de poder dos girondinos na condução do processo revolucionário francês.
Qual das alternativas abaixo apresenta características da última fase da Revolução Francesa conhecida como Diretório 1795 1799 )?
6. Qual das alternativas abaixo apresenta características da última fase da Revolução Francesa, conhecida como Diretório (1795-1799)? A - Volta ao poder da alta burguesia e aumento do prestígio do exército.
O que foi o período do Terror 1792 1794 como foi marcado E o que foi feito nesse período?
O período do Terror (1792-1794), durante a Revolução Francesa, foi marcado pela perseguição religiosa e política, guerras civis, e execuções na guilhotina.
Qual era o objetivo da Convenção Nacional?
A Convenção Nacional havia sido eleita na Assembleia Nacional, funcionando como uma espécie de Poder Executivo. A instauração da República – famosa pelo lema liberdade, igualdade e fraternidade – levou à elaboração de uma nova Constituição, que buscava garantir maiores direitos às classes baixas da população.
Como se caracterizou o período da Convenção?
O Período da Convenção se caracterizou pela forte presença do radicalismo jacobino comandando a Revolução, momento que se tornou conhecido como a Fase do Terror (sobretudo por conta do uso indiscriminado da guilhotina como máquina da morte).