O que representava a barba?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Desde os primórdios dos tempos a barba tem sido sinônimo de masculinidade, poder, honra, independência, poder e elegância. Curiosamente alguns estilos de barba foram batizados com o nome de homens que popularizaram o formato na aparência masculina.

Na civilização romana a barba integrava um importante ritual de passagem. Todos os rapazes, antes de alcançarem a puberdade, não poderiam cortar nenhum fio de cabelo ou barba. Quando atingiam o momento de passagem entre a infância e a juventude, raspavam todos os pêlos do corpo e os ofereciam aos deuses.

Muitos ultra-ortodoxos judeus deixam a barba crescer por uma interpretação rabínica do livro Levítico, em 19.27, que estabelece: "Não cortarás categoricamente as extremidades de vossas cabeças, nem danificarás a ponta de tua barba".

A barba, que já foi vista como um símbolo de piedade religiosa, agora representa uma atitude política e é um sinal de como as coisas estão mudando rapidamente no país. Tradicionalmente, usar barba é uma prática de muçulmanos devotos que seguem à risca os preceitos do profeta Maomé.

Embora muitos pensem que a barba seja algo para reforçar a masculinidade, na verdade é uma forma de mostrar que o homem se preocupa com sua imagem, que está satisfeito com seu visual, ao mesmo tempo em que se arruma para ser a sua melhor versão.

Muitas vantagens. Aparar a barba com frequência tem algumas boas vantagens: uma que os pelos com o tamanho mais uniforme dão uma aparência mais compacta para a barba. E uma barba mais compacta parece estar mais cheia sempre. Outra que você mantém a simetria do rosto.

De acordo com a portaria nº 310, de 1995, do extinto Ministério do Exército, é vedado o uso de barba aos oficiais e praças do Exército. Os motivos são higiene e uniformização. Assim como o uso de fardas iguais, a estética do rosto também é uma forma de uniformização.

Mas está certo, vamos começar pala palavra barba, que vem do Latim barba, de mesmo significado. E que veio, ao que parece, do Sânscrito bhar-, “portar”, referindo-se ao que homem leva no rosto.

A sua raça pode ter um efeito sobre o crescimento de pelos faciais. Pessoas de países do Mediterrâneo tendem a ter Barbas mais preenchidas em comparação com pessoas de outras regiões. De acordo com um estudo de 2016, homens Chineses têm, geralmente, menos crescimento de pelos faciais, do que homens Caucasianos.

Edward Newgate, antes de se tornar conhecido como "Barba Branca". Uma visão completa de Edward Newgate quando ele era um jovem pirata. Silhueta de Newgate quando ele era membro dos Piratas Rocks. Barba Branca aos 44 anos.

O fato mesmo é que a barba desde sempre representa maturidade, experiência, sabedoria. Ou você acha que as longas barbas do Merlin, Gandalf e Pai Mei eram só por modinha. (Hum, e se o Presto deixasse a barba crescer, será que ele encontrava o caminho de volta?) Mas não confunda maturidade com seriedade.

Os cachos laterais (peiot) cultivados por alguns judeus ortodoxos são um símbolo de guarda dos Mandamentos e de identidade, indicando o grupo do judaísmo a qual pertencem.

Assim, durante a Segunda Guerra Mundial, se impôs definitivamente o barbear e o corte de cabelos, considerando a padronização da tropa, a higiene dos militares e, também, em razão da segurança destes, que podiam prender os cabelos em armas, causando acidentes até mesmo fatais.

Por essas razões, os egípcios foram pioneiros na invenção dos primeiros instrumentos de barbear, sendo que um deles era um conjunto de lâminas de pedra afiadas fixadas em cabos de madeira, sendo mais tarde substituídas por lâminas de cobre.

Por que índio não tem barba? * Os índios fazem parte da etnia dos mongoloides, na qual uma das principais características do grupo é a ausência de pelos no corpo, inclusive no rosto. Assim, os índios brasileiros somente herdaram de seus ascendentes, os grupos asiáticos, que também têm poucos pelos.

A barba era, acima de tudo, sinal de força!
Pois a cada batalha vencida eles não retiravam suas barbas. Por tanto quando se via um Viking com uma barba realmente grande, aquilo significava que tal homem era um grande guerreiro e não havia perdido uma batalha para seus inimigos.

Os Samurais.
O Que fazia todo sentido para um samurai que precisava botar medo em seu adversário. Já para um cidadão comum, um japonês que vive o seu dia a dia, ele realmente não precisa transmitir esse tipo de aparência, esse ar temeroso. Então por isso não era comum que a sociedade japonesa masculina tivesse barba.

A conclusão é de um estudo da Universidade de Queensland, na Austrália. Na opinião da maioria das mulheres, os homens que usam barba curta e rente ao rosto são considerados mais atraentes e ideais para uma relação de curto prazo.

Sarwan Singh

Você sabia que a maior barba do mundo mede 2,37 metros? Esta marca está registrada livro dos recordes por Sarwan Singh. Alguém encara quebrar esse recorde?

Hoje, as motivações para o uso da barba são muitas. Ela traz lembranças da infância, do convívio com pais e avós e do tempo em que os homens viviam junto à natureza, pescando e acampando. Por outro lado, desperta também a ideia de rebeldia, já que muitos roqueiros e motoqueiros exibem barba e bigode.

Publicado na revista científica Archives of Sexual Behavior, um novo estudo não encontrou nenhuma relação entre a quantidade de pelos faciais e a autopercepção de dominância em homens e seus níveis de testosterona.