O que representam as linhas verticais e as linhas horizontais da tabela periódica *?

Perguntado por: hgaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 18 votos

Ao organizar a tabela periódica em ordem crescente de número atômico, Moseley estruturou os elementos químicos formando colunas horizontais (períodos) e verticais (famílias ou grupos).

As sete linhas horizontais que aparecem na Tabela Periódica são os períodos e indicam a quantidade de camadas eletrônicas que os átomos de tais elementos possuem.

Essas linhas são chamadas de paralelos e meridianos.
Os paralelos sempre na horizontal e os meridianos sempre na vertical.

Em geral, algo que é vertical pode ser desenhado de cima para baixo (ou de baixo para cima), como o eixo y no sistema de coordenadas cartesianas. Já uma linha horizontal pode ser descrito como uma linha reta imaginária cuja direção é paralela ao horizonte terrestre.

A Tabela Periódica é uma ferramenta que tem por objetivo organizar e agrupar todos os elementos químicos já descobertos pelo ser humano. Foi desenvolvida em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleev, o qual organizou elementos de propriedades semelhantes em grupos e os colocou em ordem crescente de massa.

A linha horizontal é uma linha reta que tem sua direção paralela ao horizonte, ou seja, uma linha deitada. Vertical é uma linha reta em pé, podendo ser de cima para baixo ou de baixo para cima.

As linhas verticais que vão do polo Norte ao polo Sul recebem o nome de MERIDIANOS.

Para que serve a tabela periódica
No total, são 118 elementos químicos (92 naturais e 26 artificiais).

A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico. Esse número corresponde à quantidade de prótons no núcleo do átomo. Esse método de organização foi proposto por Henry Moseley ao reconfigurar a tabela proposta por Dmitri Mendeleiev.

Bromo: é um elemento volátil, instável e muito reativo. O número atônico é 35, ele possui 35 prótons e 35 elétrons, e a massa atômica é de aproximadamente 80u.

O frâncio (Fr) é considerado o elemento químico mais eletropositivo da tabela periódica, enquanto o Flúor (F) é o menos eletropositivo. Essa hierarquização é definida de acordo com a escala de Pauling - instrumento que mede os valores de eletronegatividade dos elementos.

1. Que forma um ângulo recto com o plano do horizonte (ex.: plano vertical). 2. Que está colocado no vértice.

A tabela periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Todos os 118 elementos químicos estão distribuídos ao longo de 18 grupos e sete períodos. Os grupos são as colunas da tabela periódica e reúnem elementos com propriedades similares e igual número de elétrons de valência.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? A letra que não aparece é o J.