O que representa um espelho?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

O espelho é um símbolo da pureza, da verdade e de sinceridade. Traduz o verdadeiro conteúdo dos corações dos homens e também o da sua consciência. O espelho é também um sinal de sabedoria, conhecimento e iluminação nas tradições orientais.

Nos espelhos planos, as imagens são formadas por prolongamentos de raios refletidos. Para que possamos enxergar o nosso reflexo em alguma superfície refletiva, esta deve promover a reflexão regular da luz, ou seja, refletir raios de luz com ângulo igual ao ângulo incidente.

A Lei do Espelho e as Projeções Psicológicas
A Lei do Espelho determina que nosso inconsciente, impulsionado pela projeção psicológica que realizamos durante esse momento, nos faz pensar que o defeito ou desagrado que percebemos nos outros existe somente “lá fora”, não em nós mesmos.

A palavra espelho vem do latim «speculu». Espelho é uma superfície polida que reflecte a luz ou a imagem dos objectos. Mas tem outros sentidos: tudo o que refecte ou reproduz um sentimento; ensinamento, exemplo, modelo; superfície transparente de um lago; etc.

Quando você fica à frente de um espelho plano, você e a sua respectiva imagem têm sempre naturezas opostas, ou seja, quando um é real o outro deve ser virtual.

Os artesãos de Veneza, na Itália, perceberam que o vidro refletia muito melhor do que qualquer outro material usado anteriormente. A partir dessa descoberta, eles desenvolveram uma mistura de estanho e mercúrio e passaram a aplicá-la no vidro para formar uma camada refletora.

Depois de ficar na frente do reflexo por uns minutos, começamos a nos achar mais bonitos. Isso ocorre por causa do “Efeito da Mera Exposição”, formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc. Ele defende que temos mais familiaridade com coisas que vemos mais - ou seja, que são mais expostas.

O ponto central do espelho côncavo é chamado de vértice (V), com base no qual traçamos uma linha horizontal que separa os hemisférios do espelho, essa linha é chamada de eixo de simetria. O ponto F é chamado de foco, e é nesse ponto que os raios de luz cruzam-se.

O espelho é literalmente o reflexo de quem somos. Sendo óbvio ou não, quando pensamos de maneira mais sensível sobre o assunto, olhar um espelho psíquico mostra o que somos, reflete a nossa verdade no momento atual. O que sentimos, o que acreditamos e o que pensamos.

A lei do espelho se reflete quando afirmamos conhecer muito bem outras pessoas e, na verdade, o que fazemos é projetar sobre elas nossa própria realidade. Quando ocorre essa situação estamos colocando nossa visão projetada de nós mesmos sobre a imagem física da outra pessoa que é captada por nossos sentidos.

2 – ESPELHOS EM QUARTOS
O espelho também altera o equilíbrio energético do ambiente e pode até prejudicar o sono, trazendo estresse, agitação ou insônia. Por isso o ideal é que o espelho fique dentro de um armário ou que aponte para um local longe da cama.

A tampa, que não possui vidro, é cerrada ali mesmo. Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.

Entre infinitas probabilidades o ser humano se define e se compreende a partir de um singular ponto de entendimento, através do qual consegue engendrar sua personalidade. Essas prospectivas asseveram o homem em seu pedestal de segurança, confirmando sua individualidade.

Até por volta do século XIII, o espelho era feito de metal polido, ligas de prata ou bronze. Ou seja, que fossem duras o suficiente para aguentar o processo de polimento mecânico e não riscar tão facilmente.

Até o século XV, as pessoas só viam o reflexo embaçado do próprio rosto em uma poça de água. O espelho de vidro convexo foi inventado pelos venezianos por volta de 1.300, possivelmente em consequência do desenvolvimento das lentes de vidro usadas nos primeiros óculos (inventados em 1.280).

“Espelho, Espelho Meu, Existe Alguém mais Bela do que Eu?” A frase é dita pela Rainha Má, Madrasta da Branca de Neve na fábula da Branca de Neve e os Sete Anões.

Embora as pessoas estejam mais familiarizadas com o reflexo no espelho, ele mostra a imagem contrária. Sendo assim, o ser humano está tão acostumado com a versão inversa de sua imagem, que as fotos acabam causando estranhamento, uma vez que a estrutura facial é assimétrica.