O que representa o vinho na parábola do bom samaritano?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Vinho. O samaritano também verteu vinho nas feridas para limpá-las. Alguns autores cristãos posteriores viram esse vinho como a palavra de Deus — algo que dói mas purifica — mas a interpretação dos antigos cristãos associava o vinho ao sangue de Cristo, simbolizado pelo sacramento (ver Mateus 26:27–29; 3 Néfi 18:8–11).

1- VINHO - Perdão e Comunhão
Mas o texto indica que o vinho foi aplicado sobre as feridas, talvez com o propósito de limpar e esterilizar os machucados.

Nos tempos antigos o vinho era utilizado como um desinfetante para limpar as feridas e servia também como analgésico. Depois era colocado o azeite para untar a ferida, devido às propriedades de cura naturais no azeite. Que passagem mais ilustrativa da nossa condição humana!

O milagre de Jesus
O encarregado, ao receber as ânforas cheias de vinho, ficou assustado com a qualidade do mesmo. Então o encarregado chamou o noivo e lhe disse: “Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora”, (João 2:10).

Para os católicos, o vinho representa o sangue de Jesus Cristo e é consagrado durante a missa.

Em resumo, o vinho na época de Jesus Cristo era menos refinado do que os vinhos modernos, mas ainda assim era um alimento básico e uma parte importante da cultura e da religião da região.

Vinho: pode se encontrar como origem da palavra o "oinos", em grego; "vinum", em latim: "wein" e "wine" nas línguas germânicas e anglo-saxônicas, que tanto podem significar "vinho" como "videira"). Também se faz referência à palavra do sânscrito "vena", formada pela raiz ven (amar, de onde provém Venus).

A palavra “vinho” vem de um termo hebraico que é “iain” e que significa o vinho em seu estado de maturação completo, ou seja, pronto para ser consumido. Neste estado o processo de fermentação já ocorreu e existe um grau de álcool natural da fermentação das uvas.

O vinho que representa o sangue, e o óleo que representa a unção; foram o que permitiram a pessoa assolada ser curada.

Quando olhamos para esta parábola do bom samaritano, acreditamos que para sermos bons samaritanos precisamos apenas socorrer quem está jogado nas ruas, fazer algo pelos pobres – e isso nós precisamos fazer sempre.

O Óleo do Bom Samaritano é frequentemente usado para fins medicinais e terapêuticos, como um óleo de massagem ou em aromaterapia. Devido aos seus óleos essenciais, o Óleo do Bom Samaritano é conhecido por seus efeitos antissépticos, anti-inflamatórios e analgésicos.

o vinho, que alegra o coração do homem; o azeite, que lhe faz brilhar o rosto, e o pão, que sustenta o seu vigor. Pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'A farinha na vasilha não se acabará e o azeite na botija não se secará até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a terra' ".

A simbologia do azeite na Bíblia e no cristianismo
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). Em Gênesis, quando as águas do dilúvio tinham cessado e a arca ainda navegava sobre as águas, o patriarca Noé teria soltado uma pomba que retornou trazendo um ramo de oliveira.

A primeira delas surgiu justamente na Roma Antiga em meados do século 2 a.C. A receita foi registrada pelo escritor e agrônomo Columela e consistia em infusionar o vinho com ervas aromáticas, frutas e mel, e em seguida, acrescentar uma boa quantidade de água do mar, o que traria sabores inesperados à bebida.

Primeiro, Jesus transformou água em vinho para satisfazer a sede física. No final, Ele usou o vinho sacramental para representar Seu sangue expiatório, o que tornou a vida eterna possível e fez com que aqueles que Nele cressem nunca mais tivessem sede (ver João 4:13–16; 6:35–58; 3 Néfi 20:8).

O termo 'enólogo' tem origem em uma palavra grega que significa 'estudioso de vinhos'. Ou seja, trata-se de um profissional que se dedica à ciência dos vinhos, especializado em diferentes aspectos da elaboração, consumo e distribuição da bebida.

Examine a primeira parte do provérbio, “o vinho é escarnecedor”. O vinho é o suco alcoólico fermentado da uva, e escarnecer alguém significa ridicularizar alguém ou fazer dele um tolo. O vinho permanecerá docilmente na garrafa ou numa taça. Ele, de si mesmo, não faz nada grosseiro.

É considerado um presente sofisticado
O vinho é uma bebida que, normalmente, é associada à sofisticação e ao que é requintado. Portanto, presentear com uma garrafa de vinho é uma forma muito elegante de demonstrar carinho.

Em suma, o milagre de Caná não apenas ilustrou o poder de Cristo de transformar o elemento terreno da água em vinho, mas também Seu poder de 'limpar' e 'purificar', de elevar homens e mulheres da mortalidade à imortalidade – de terrestre para o estado celestial.”

O pão... biblicamente significa a carne de Cristo, e o vinho, o sangue de Cristo, é.... lá em Mateus 26:26, é onde ele partilha com seus discípulos.

A história do vinho e seu surgimento estão envoltos em diversas lendas, sendo difícil afirmar a origem real da bebida. Acredita-se que o vinho nasceu por acaso, quando alguém deixou um punhado de uvas em um recipiente e elas fermentaram espontaneamente. Mas cada cultura e região tem sua própria versão.