O que representa o valor de pKa?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A constante de acidez (Ka) geralmente é expressa pelo negativo do seu logaritmo (pKa). do seu ácido conjugado, ou seja, quanto maior o pKa do ácido conjugado, mais forte será a base. Quanto mais forte for o ácido, mais fraca será a sua base conjugada, e vice-versa!

O PKA é o produto inversamente proporcional da constante de ácidez (KA). Se o PKA de um ácido é baixo, seu KA é alto, portanto trata-se de um ácido forte. Já um ácido com PKA alto, seu KA será baixo, tratando-se de um ácido fraco. Quando menor o PKA de um ácido mais forte ele é.

Assim como o pH, esta constante também é expressa na forma logarítimica, dando origem ao pKa. Por causa do sinal negativo nessa definição, quanto menor o pKa, maior a constante de equilíbrio (Ka) e, mais forte é o ácido.

pKa = -log Keq
Sendo que pka é uma constante para determinado ácido, valor esse encontrado em manuais de laboratório, e Keq é a constante de equilíbrio de dissociação do ácido fraco. Assim, geralmente o tampão fosfato é utilizado para menter o pH de uma solução ao redor de 7.

pH = pKa + log [A-] / [HA]
onde [A-] representa a forma desprotonada e [HA] representa a forma protonada. Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa.

pKa e a sua relação com Ka
A constante logarítmica (pKa) é igual a -log10 (Ka). Quanto maior o valor de pKa, menor a extensão da dissociação. Um ácido fraco tem um valor de pKa na faixa aproximada de -2 a 12 na água. Diz-se que ácidos com um valor de pKa menor que cerca de -2 são ácidos fortes.

Deste modo, seu valor de Ka é diretamente proporcional à concentração iônica, o que indica que quanto maior for o valor de Ka para um ácido, maior será sua ionização e maior será a força desse ácido.

+ = 9,4, pKa da H2O ~15).

As titulações de base de ácido são usadas para determinar a constante de acidez, chamada pKa. A variação de pH observada de acordo com o volume de reagente adicionado pode interferir qualitativamente com as constantes de acidez. pH e pKa influenciam intimamente as concentrações de drogas ionizadas e não ionizadas.

4,75

No caso do ácido acético, ele é um ácido fraco, pois seu Ka é 1,76 . 10-5, consequentemente, possui pKa 4,75.

Ácido forte: aquele que tem quantidade igual ou acima de 50% de suas moléculas ionizadas em meio aquoso. Ácido moderado (ou semiforte): a ionização ocorre entre 5% a 50% das moléculas do ácido. Ácido fraco: a ionização não ultrapassa a porcentagem de 5% de moléculas.

íon-hidróxido

O íon-hidróxido é a base mais forte possível em soluções aquosas, mas existem bases com forças muito maiores do que pode existir na água.

A acidez de um composto orgânico depende do quão estável é a base conjugada desse ácido. Quando a base conjugada é estável ela possui maior tendência a existir, então a substância ocorrerá mais na forma ionizada do que na forma não ionizada, ou seja, será mais ácida.

ácido sulfúrico

É o fluorantimônico, cuja acidez supera a mais alta encontrada na natureza:o. ácido sulfúrico a 100%. A mistura do fluorídrico com pentafluoreto de antimônio é considerada a mais forte entre os superácidos e foi criada para reagir com materiais que outros não dão conta.

O valor do pKa representa o grau de ionização, quanto menor o pKa da função química, mais esta se dissocia em solução aquosa, tornando a solução mais ácida, ou seja, liberando mais prótons na forma de H+.

Uma base é forte quando sofre dissociação (liberação de cátions e ânion) facilmente. Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base.

8.9 Absorção de fármacos no intestino em função do pKa para ácidos e bases. Ácidos e bases fracos são bem absorvidos; ácidos e bases fortes são pouco absorvidos.

-6,3

O Ácido clorídrico, HCl, é um ácido inorgânico forte, seu pKa é de -6,3. Isso significa que, em solução, o H+ dele é facilmente ionizável ficando livre na solução, fazendo com que o pH desta seja muito baixo.

Relação entre os efeitos eletrônicos, acidez e basicidade
Um fator que aumenta a força ácida de um composto é a deslocalização da carga negativa da base conjugada. A acidez dos compostos pode ser avaliada pelo Ka. Quanto maior o Ka mais forte é o ácido e menor é o pKa.

A régua do nível de pH mede a acidez e a basicidade de um composto. Dessa maneira, o pH 7 representa uma solução neutra, como a água pura, por exemplo. Quando o pH é menor que 7, temos as consideradas soluções ácidas (pH ácido). Já os números de pH maiores que 7 correspondem às soluções básicas (pH alcalino).

Uma constante de dissociação ácida, Ka (também conhecida como constante de acidez ou constante de ionização de ácido) é uma medida quantitativa da resistência de um ácido em solução. É a constante de equilíbrio para uma reação química conhecida como dissociação no contexto de reações ácido-base.