O que representa o símbolo do cavalo marinho?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O cavalo-marinho na mitologia grega representa um ideal de vida e liberdade na existência. Seu mito contribuiu para o surgimento de ideias culturais que revolucionaram a maneira de ver o animal. Por conta disso que a mítica envolvendo ele permanece tão viva e clara na cultura antiga e contemporânea.

A cultura asiática acreditava que os cavalos-marinhos eram um tipo de dragão e, portanto, estava associado ao poder e era considerado um símbolo de boa sorte. Tal como os asiáticos, os marinheiros também consideravam este animal como um premonitório de boa sorte.

Significado da tatuagem de cavalo-marinho
Já os gregos atribuem o cavalo-marinho diretamente ao deus do mar, Poseidon. Para eles, é símbolo de força, poder e persistência. Por outro lado, há quem tatue o cavalo-marinho inspirado no fundo do mar e suas criaturas, além de admirar os próprios hábitos da espécie.

Desde tempos muito remotos que a simbologia do cavalo está associada à passagem e ao transporte da alma para o mundo dos mortos, ou, no mundo mitológico da fantasia, para a lua. Era, por esta razão, visto como um prenúncio da morte quando era de cor branca e aparecia durante os sonhos.

O Cavalo Marinho conta com 76 personagens e um enredo que dura uma noite inteira. É um teatro mas é muito mais que isso. É uma história que traz personagens e animais reais e fantásticos também. E tudo isso se encontra para representar o universo canavieiro.

Cavalo - representa a força e a saúde física tem a proteção do Orixá da saúde, Omolu.

O termo cavalo é utilizado quando se faz uma referência a uma pessoa no estado de transe com sua entidade, ai fala-se "fulano é cavalo de pai Benedito" - ou então, quando a frase é dita ao guia, "tomar conta" ou "não maltratar o seu cavalo" e, por fim, quando o próprio guia fala "o meu cavalo".

Estudos recentes indicam que o cavalo marinho apresenta atividade anti-inflamatória via inibição de mediadores inflamatórios como óxido nítrico-sintase induzida (iNOS) e ciclo-oxigenase-2 (COX2) através das vias de bloqueio como o fator nuclear kappa B (NFK-B) (B. RYU ET AL, 2009).

O Cavalo Marinho, como o Bumba-meu-boi, é uma aglutinação dos Reisados. Ao longo do espetáculo são agrupados cantos, loas, personagens e parte do Boi de Reis.

A deusa Atena é conhecida também como "Palas Atena", ou ainda Minerva para os romanos. Ela é a deusa grega da sabedoria, da inteligência, das artes, dos trabalhos manuais, das invenções, da bravura e da eloquência.

Sua origem vem do grego antigo, hippos (cavalo) e kampos (monstro marinho). Os cavalos-marinhos habitam o imaginário popular desde a mitologia grega, na qual o “hipocampo” servia de companhia e montaria às nereidas (“sereias”) e como animal de tração na carruagem de Poseidon, Deus das profundezas do mar!

A tatuagem de cavalo tem se popularizado entre os amantes de animais. Além de representar a força, a beleza e resistência do animal, ela também dá um show em elementos e criatividade.

Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas. O Cavalo-Marinho geralmente é encontrado em mares de locais tropicais e em áreas rasas e protegidas, como os recifes de corais.

As tatuagens dos marinheiros em um navio eram como um emblema de honra que exibia com orgulho seus sentimentos de patriotismo e camaradagem. Galos tatuados no pé eram um desenho comum nos primeiros dias, e agiam como amuletos para proteger contra afogamento.

A verdade, é que existe muitas representações, mas de forma geral, os cavalos são símbolos de liberdade, poder, força, autoconfiança, virilidade, beleza e espiritualidade. Possui também uma poderosa figura que representa os desejos humanas mais impulsivos, em algumas culturas.

As principais fontes de energia para um cavalo são os carboidratos, as gorduras e as proteínas. Os carboidratos mais importantes nos alimentos dos equinos são: os açúcares, o amido, e a celulose.

O simbolismo do cavalo é positivo e está ligado ao Inconsciente Coletivo de forma muito abrangente sugerindo elevada autoconfiança, velocidade, decisão, independência, liberdade, força, coragem, leveza, agilidade e majestade.

Animal fiel
Além disso, o fato mais curioso desse pequeno animal marinho é que os machos são responsáveis pela gestação. Isso acontece porque, após o acasalamento, a fêmea transfere os ovos para a bolsa incubadora do macho, onde ocorre a fertilização.

Hippocampus é um gênero de peixes ósseos, pertencente à família Syngnathidae, de águas marinhas temperadas e tropicais que engloba as espécies conhecidas pelo nome comum de cavalo-marinho. Hippocampus sp.

É estranho ouvirmos que um macho pode gestar e dar à luz a sua cria, mas no reino animal isso é possível de ocorrer. Os cavalos-marinhos são um dos raros animais capazes dessa inversão de papéis, onde os machos recebem os ovos, fertilizam, gestam e ao fim dão à luz os filhotes.

Com o tempo, Bombogira foi associado à figura de uma mulher independente, dominadora, avessa à pudicícia e às demais convenções sociais, chamada de Pomba Gira. A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção.