O que representa o peixe na Bíblia?

Perguntado por: arebelo2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.

Na época das perseguições contra os cristãos, o peixe tornou-se o distintivo dos seguidores de Jesus Cristo. Isso pela associação da palavra “peixe”, “icthis”, em grego, com a fórmula da fé em Jesus Cristo.

Peixe. O peixe é um símbolo trazido dos apóstolos, que eram pescadores. É um símbolo de vida, usado pelos primeiros cristãos no acróstico IXTUS (peixe, em grego). As letras são as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios, Sopter” que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador”.

10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”.

Iemanjá - protetor de Peixes.

Sonhar com peixe expressa um estreitamento com o nosso próprio inconsciente, é uma viagem interior. Certamente isso indica o momento para entrar em contato com o seu íntimo, a sua estrutura psíquica. Ou seja, o que estava guardado e sem consciência, vem à tona, fazendo-se necessário ser conscientizado.

o coelho

Para a cultura cristã, a imagem desse animal está ligada ao papel da igreja de semear a palavra de Deus, ou seja, o coelho está associado a capacidade de captar novos discípulos da fé cristã. É o mais antigo símbolo de Jesus Cristo.

No Candomblé o eja (peixe) simboliza equilíbrio e tranquilidade. Por esse motivo, ele é um dos alimentos utilizados nos rituais de Borí (comida à cabeça). Assim como o ìgbín (o caramujo sagrado de Òsàlá – Oxalá), o peixe é oferecido nos momentos em que a paz se faz necessária.

A abstenção de carne na Sexta-Feira Santa acontece em respeito ao derramamento do sangue de Jesus Cristo durante o seu sacrifício.

O hebraico fala essencialmente de «peixe» (em hebraico dâg, dâ'g, dâgâh), tal como a tradução grega dos Setenta e o NT falam de ichthus, e as versões latinas da Vetus e a Vulgata falam de piscis.

Alimentando os 5000
Este milagre também é conhecido como "milagre dos cinco pães e dois peixes", dado que João reporta que cinco pequenos pães de cevada e dois peixinhos, fornecidos por um garoto, foram utilizados por Jesus para alimentar a multidão.

Além disso, a pomba branca foi eleita como o animal símbolo da paz. O animal ganhou esse título há muitos e muitos anos, a partir do momento em que entrou para as passagens bíblicas, em específico na passagem da Arca de Noé.

Ave sensível e pacífica, de voo sereno e elegante, o pombo foi visto como uma ave sagrada por alguns povos e enaltecido por outros como animal protetor, símbolo de paz e harmonia.

Por que a pomba é o símbolo da paz?

Quando o apóstolo Pedro teve dificuldade para pagar impostos para manutenção do Templo, ele foi atrás de Jesus, que o orientou a ir buscar o dinheiro na boca do peixe que ele fisgasse. Essa orientação de Jesus significa que Ele dava valor ao Templo, à Casa de Deus.

Dê ao homem um peixe e ele se alimentará por um dia.

19 E disse-lhes: aVinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.