O que representa o pão e o vinho na Santa Ceia?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Tal como o pão (maná) que sustentou o povo no deserto, Jesus veio para nos dar vida eterna com Deus (Lucas 22:19). Vinho – representa a nova aliança entre Deus e seu povo.

Esses elementos se tornaram a base da Santa Ceia que se tornou o símbolo da renovação da aliança entre a igreja e Deus após o sacrifício de Cristo na cruz do Calvário. O pão é o símbolo do corpo de Cristo e o vinho, símbolo do seu sangue derramado para justificar o pecador (Mateus 26:26-30; veja 1 Coríntios 11:23-25).

O pão e a água representam a carne e o sangue Dele, que é o Pão da Vida e a Água Viva, 12 lembrando-nos de modo comovente do preço que Ele pagou para nos redimir.

Nas palavras de Aimé Guibert, uma das estrelas do Mondovino, “ o vinho é uma relação quase religiosa do homem com os elementos naturais, com o imaterial. Portanto, o vinho, como expressão antropológica de um povo, é carregado de simbolismos vitais ao seres humanos.

1. Bebida alcoólica que se obtém da fermentação, total ou parcial, do sumo das uvas frescas (mosto). 2. [Por extensão] Nome de qualquer líquido açucarado que a fermentação transformou em bebida alcoólica.

Para os católicos, o vinho representa o sangue de Jesus Cristo e é consagrado durante a missa.

A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!

Esta passagem em outras versões da Bíblia
29 Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor. 27 Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

O pão que o diabo amassou ou "comeu o pão que o diabo amassou" é uma expressão popular que significa passar por um grande sofrimento ou por grandes dificuldades.

Os primeiros cristãos compararam o corpo partido de Jesus ao grão que, após ser moído, é transformado em farinha e, depois de ter sido misturado com a água da vida e passado no fogo do Espírito Santo, se transforma em Pão.

Trigo e Uva: Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, o símbolo Pascal.

Dependendo da oração eucarística utilizada, em resposta a assembleia enuncia: “Anunciamos, Senhor, a vossa morte, e proclamamos a vossa Ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!” ou “Todas as vezes que comemos deste pão e bebemos deste cálice, anunciamos, Senhor, a vossa morte, enquanto esperamos a vossa vinda!”.

O milagre de Jesus
O encarregado, ao receber as ânforas cheias de vinho, ficou assustado com a qualidade do mesmo. Então o encarregado chamou o noivo e lhe disse: “Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora”, (João 2:10).

João 6:22–71. Jesus declara que Ele é o “pão da vida” e que todo aquele que Nele crer terá a vida eterna.

[ Culinária ] Bolo arredondado, com cobertura de coco e creme de ovo.

A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21: “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem.”

Vinho: pode se encontrar como origem da palavra o "oinos", em grego; "vinum", em latim: "wein" e "wine" nas línguas germânicas e anglo-saxônicas, que tanto podem significar "vinho" como "videira"). Também se faz referência à palavra do sânscrito "vena", formada pela raiz ven (amar, de onde provém Venus).

Um dos ensinamentos que esta parábola nos trás é sobre um samaritano que ao se aproximar, enfaixou as feridas e derramou vinho e óleo. O vinho que representa o sangue, e o óleo que representa a unção; foram o que permitiram a pessoa assolada ser curada.

O vinho é um ótimo artigo para ser utilizado na gastronomia. O corpo, o álcool, níveis de acidez ou então doçura são capazes de gerar diferentes e tentadoras combinações que determinam diferentes aparências, texturas, aromas e claro, sabores dos pratos que podem ser preparados com a bebida.

Cântico 1:2 ARA
Beija-me com os beijos de tua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.