O que representa o Monte das Oliveiras?

Perguntado por: lvieira8 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

O nome do lugar se deve realmente à presença de árvores de oliva que antigamente cobriam as encostas (algumas ainda podem ser vistas no Jardim de Getsêmani). Segundo a tradição, no alto do Monte das Oliveiras, Jesus teria realizado sermões para seus discípulos e seguidores.

Incrustado aos pés do Monte das Oliveiras está mundialmente conhecido Getsêmani. O jardim ou horto cheio de Oliveiras ligada à Igreja da Agonia possui árvores centenares e milenares, aliás, as oito oliveiras mais antigas do mundo estão plantadas naquele solo.

Davi subiu o monte das Oliveiras chorando; ele estava descalço e havia coberto a cabeça em sinal de tristeza. Todos os que o seguiam cobriram a cabeça e também choravam.

Sua grandiosidade simbólica não para por aí. A mais antiga referência bíblica à oliveira está na passagem do Dilúvio, na qual uma pomba traz em seu bico um ramo indicando presença de terra firme.

Jesus e seus discípulos cantaram um hino antes de deixar o cenáculo para o Monte das Oliveiras (Mateus 26.30; Marcos 14.26). O hino escolhido para este momento sagrado foi provavelmente um dos “Salmos de Hallel” (Salmos 113-118), hino que os judeus costumavam cantar para concluir a celebração da Páscoa.

Calvário

Segundo os quatro evangelistas, São Mateus, São Marco, São Lucas e São João, Jesus Cristo teria sido crucificado num lugar chamado Calvário (em hebreu Gólgota), que significa "O Lugar da Caveira" (também conhecido por Lugar do Crânio).

Encontramo-nos perante Jesus Cristo que escreve com o seu dedo, o "dedo de Deus" e, juntamente com a sua palavra, quer gravar a lei da misericórdia no coração daqueles homens.

Ele foi contar aos judeus onde Jesus estava. O Salvador pediu a Pedro, Tiago e João que fossem com Ele ao jardim e que esperassem enquanto Ele orava. Jesus sabia que precisava sofrer pelos pecados de todas as pessoas. Ele não queria sofrer, mas decidiu obedecer à vontade do Pai Celestial.

O que é uma prensa? Objeto formado de duas hastes para prensar, esmagar, comprimir, moer, principalmente azeitonas na fabricação do azeite.

Segundo a Bíblia foi neste local que Jesus ficou profundamente angustiado e o seu suor se tornou em grandes gotas de sangue. Segundo a medicina esse Evento é chamado de Hematidrose ou Suar Sangue! é um fenômeno raríssimo causada por uma profunda emoção, por um grande medo.

E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou, jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!

anjo Gabriel

Lucas 1,26-38
No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”.

A oliveira desempenha um papel muito importante, porque não só ela utiliza terra que é inadequada para outras culturas, mas também ajuda a proteger o solo da erosão. Os produtos principais produzidos da oliveira são azeite e azeitonas de mesa. O bagaço da azeitona é também importante para uso industrial.

A palavra “Oliveira” é de originária do latim olea, que significa “árvore que produz azeitona”, que é o insumo principal para produzir o azeite de oliva. O símbolo da Oliveira remete a fecundidade, paz, vitória e glória.

Oliveira: Significa “árvore que produz a oliva”, “cultivadores de oliveira”, “local cheio de oliveiras”.

salmo 121

Jesus canta o salmo 121 ao som da harpa da esposa da Eliaquim. Nesta segunda-feira (18), em "Jesus": O Messias senta na posição central da mesa e diz que desejou muito comer com os apóstolos antes de partir. O Messias lava os pés dos apóstolos. Todos comem o pão, enquanto Jesus ergue a taça de vinho.

A única vez que a Bíblia relata que Jesus cantou foi na noite em que Ele foi traído (Mateus 26.30), na mesma ocasião em que menciona que Sua alma estava profundamente triste (v38).

Acredita-se que Jesus tenha passado sua última noite aprisionado em uma masmorra subterrânea neste local, que é possível de ser visitada. O nome - São Pedro in Gallicantu vem do fato de, também neste local, Pedro ter negado por três vezes conhecer Jesus, antes de se ouvir o canto de um galo.

Pôncio Pilatos "ocupou este cargo entre 29 e 37 d.C.", afirmou Teja, o que significa que Jesus morreu com entre 34 e 42 anos.

"[O corpo] passava alguns dias ali, quatro, cinco dias, pendurado.

Inclusive a data, provavelmente em torno de 28 depois de Cristo, é uma suposição baseada em dados”. Muitos pesquisadores consideram a data de 14 de Nissan (mês do calendário judaico), isto é, na sexta-feira 3 de abril.