O que representa o lavar dos pés?

Perguntado por: sconceicao . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Podemos lavar os pés como as mais variadas intenções, uma delas é como pretexto de humildade. Podemos ter os gestos desprovidos da intenção de servir. Então este momento passa a ser mais uma encenação do que real demonstração de humildade e desejo de ser como Jesus.

Lavação. Ao lavar bem os pés, se evita o aparecimento de outros problemas como mau cheiro e micoses. Não se deve negligenciar essa parte do corpo na hora do banho.

Durante a Última Ceia, Jesus pegou uma toalha e uma bacia com água e lavou os pés dos discípulos. Alguns grupos cristãos seguiam esse exemplo do Novo Testamento, lavando os pés como sinal de humildade ou fraternidade.

Neste texto João descreve um dos momentos mais significativos do ministério de Jesus, o “Lava Pés”. Lavar os pés dos discípulos não somente revela o coração de servo de Cristo, como demonstra o Seu desejo de se identificar com as pessoas de igual para igual “nenhum escravo é maior que seu senhor”.

14 Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei os seus pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. 15 Eu dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz.

Segundo o Bispo, calçar os pés com a preparação do Evangelho da paz significa estar protegido e alicerçado na Palavra e não em cima de filosofias, doutrinas ou instituições humanas. Calçar os pés é para proteção, para que você tenha estabilidade, firmeza. Para que você não venha escorregar, ser ferido, mancar.

Maria lava os pés de Jesus com suas lágrimas.

Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).

Os fiéis são convidados a velarem com Ele, na hora da sua Paixão. Em sinal de luto, o altar é desnudado. Durante a tarde, os fiéis são convidados a visitarem as sete igrejas, que representam as Sete Estações de Roma (Sé Catedral, Misericórdia, Santa Cruz, Terceiros, Salvador, Penha e Conceição / Mons.

Jesus, inclinando-se para lavar os pés, explicou de forma inequívoca o sentido da Eucaristia. O amor fraterno é a prova da autenticidade das nossas Celebrações Eucarísticas. O lava-pés é o poder da ternura.

Na Quinta-feira Santa, a Igreja Católica realiza um rito muito importante conhecido como Lava-pés, que é repetido todos os anos. Esse momento é uma recriação do gesto feito por Jesus durante a última ceia, quando Ele lavou os pés dos discípulos, demonstrando humildade e alegria em servir ao próximo.

Compete aos pastores escolher um pequeno grupo de pessoas diversas representativas do inteiro povo de Deus – leigos, ministros ordenados, cônjuges, celibatários, religiosos, sãos e doentes, crianças, jovens e idosos – e não de uma só categoria ou condição.

Salmos 26:12 Os meus pés estão firmes na verdade; e, perante a grande assembleia, bendirei o SENHOR. Os meus pés estão firmes na verdade; e, perante a grande assembleia, bendirei o SENHOR.

2- Diz-se que a promessa do senhor era a de ensinar a guardar todas as coisas que Ele tem nos enviado, e que Ele esta conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

Os discípulos de Jesus estavam discutindo pelo caminho quem era o maior entre eles. A pretensão do coração humano levado pelo orgulho, pela soberba, pelos sentimentos de grandeza é prevalecer-se sobre os outros.

Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!

As sandálias também eram símbolos de humildade, porque, por vezes, as pessoas se descalçavam para mostrar submissão e reverência. Ao longo da Bíblia, Moisés retira suas sandálias como um ato de humildade diante de Deus.

“Quão formosos são os pés dos que anunciam o Evangelho” é uma declaração que fala sobre o glorioso ministério daqueles que proclamam a verdade de Deus. Foi o apóstolo Paulo quem escreveu essa frase com base numa passagem do livro do profeta Isaías (Romanos 10:15; cf. Isaías 52:7).

No contexto nupcial, lavar os pés do parceiro ou da parceira representa humildade, vontade de honrar um ao outro, e disposição de servir e de cuidar. Esses são valores cristãos, e que são ideais para a vida como casal. É ainda uma forma de demonstrar a pureza de suas intenções e de seus sentimentos.