O que representa o jardim na Bíblia?

Perguntado por: ecunha7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Pela Bíblia, o que se sabe é que o Jardim é o lugar que Deus preparou para que a humanidade desfrutasse da vida ao lado de Deus. Portanto, era um lugar com terra possível de se cultivar e lavrar. Também lá, como explicado em Gênesis (2, 19-20), havia animais domesticáveis, selvagens e pássaros.

Ao lermos, ponderarmos e orarmos, virá à nossa mente a visão dos três jardins de Deus: o Jardim do Éden, o Jardim do Getsêmani e o Jardim do Sepulcro Vazio, onde Jesus apareceu para Maria Madalena.

A palavra jardim é de origem hebraica unindo gan que significa proteger defender à palavra éden cuja significação é deleite, encantamento, satisfação.

Os jardins são importantes áreas do patrimônio
Uma área verde bem cuidada, com flores, grama verdinha e saudável, fornece um espaço de relaxamento para moradores, tanto aos mais velhos quanto aos mais jovens. Além de garantir um visual paisagista, deixa o lugar mais bonito e valoriza o condomínio diante do mercado.

A vegetação é o principal elemento de um jardim, uma vez que estrutura o espaço e propicia diferentes sensações.

15 E tomou o Senhor Deus o homem e o pôs no jardim do aÉden para o lavrar e o guardar.

8 Ora, o Senhor Deus tinha plantado um jardim no Éden, para os lados do leste, e ali colocou o homem que formara. 9 Então o Senhor Deus fez nascer do solo todo tipo de árvores agradáveis aos olhos e boas para alimento.

E o Senhor te guiará continuamente, e fartará a tua alma em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; e serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca faltam.

Ao aparecer como um jardineiro, Jesus está deliberadamente nos apontando de volta para Adão e Eva, os primeiros jardineiros e trabalhadores do mundo.

Cânticos 4:12 És como um jardim fechado, minha noiva e minha irmã em Israel; és jardim fechado, uma fonte lacrada. És como um jardim fechado, minha noiva e minha irmã em Israel; és jardim fechado, uma fonte lacrada. Jardim fechado é minha irmã, minha noiva, sim, jardim fechado, fonte selada.

O “Jardim da Oração” nada mais é que um momento dedicado à oração, leitura da Palavra e verdadeira comunhão com Deus. A fé de cada um desses heróis foi cultivada, fortalecida e desenvolvida nesse Jardim especial. Eles nos apresentam segredos contidos nos relatos bíblicos, que parecem estar escondidos aos nossos olhos.

No jardim de infância, é um momento onde desenvolvemos habilidades cognitivas, motoras e também emocionais. Esse desenvolvimento se dá através de atividades. Um exemplo é o ato de brincar, que estimula algumas habilidades motoras e cognitivas. Por isso, qualquer demanda dada a essa criança deve ter um propósito.

No jardim I, a grade curricular da criança aumenta e ela passa a aprender também sobre biologia e ciências, além da matemática de forma ainda mais profunda em sua linguagem.

Ar mais puro. As plantas desempenham o papel de filtros naturais, capazes de despoluir e purificar o ar. Dessa forma, auxiliam na saúde, ajudando na prevenção de problemas respiratórios, alergias e irritações de pele.

Sem sombra de dúvidas, na hora de escolher um produto para fazer sua horta, seu jardim, seu vaso, a terra vegetal, seja ela de qualquer marca, não é o produto mais indicado! A principal função da terra vegetal é proporcionar um ambiente dotado de substâncias nutritivas propícias para o crescimento de flores e plantas.

A terra vegetal nada mais é que terra comum misturada com resíduos de matéria mineral e orgânica, como caules, raízes, folhas, etc. Por conta disso, ela é muito rica em nutrientes, estimulando o crescimento e o enraizamento das plantas, além de ajudá-las a respirar melhor.

A finalidade do paisagismo é a integração do homem com a natureza, facultando-lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Ele abrange todas as áreas onde se registra a presença do ser humano.

E Deus os colocou no Jardim do Éden (Gênesis 2:8).

Deus uniu Adão e Eva em casamento porque “não era bom que o homem estivesse só” (Moisés 3:18; ver também I Coríntios 11:11). Ela partilhou da responsabilidade de seu esposo e partilhará também das suas bênçãos eternas.