O que representa o Chapeleiro Maluco?

Perguntado por: oferrari6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

Naquela época, chapeleiros ou fabricantes de chapéus geralmente exibiam certos sintomas como fala arrastada, tremores, irritabilidade, timidez, depressão e outros sintomas neurológicos; daí a expressão “chapeleiro maluco”.

“Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são assim.”, disse o Chapeleiro Maluco. Em Alice no País das Maravilhas, é o Chapeleiro Maluco quem faz Alice refletir sobre o que, afinal de contas, é loucura ou o que é normalidade.

O Chapeleiro não tem super-poderes, nem habilidades especiais. Ele é apenas um cara muito inteligente que usa o conhecimento que adquiriu sobre hipnotismo para criar máquinas e utensílios que lhe permitam controlar a mente das outras pessoas. Um desses mecanismos está escondido num dos seus chapéus.

Em sua cartola há uma etiqueta de preço, que tem as palavras "neste estilo 10/6", o que significa que o chapéu custaria 10 xelins e seis pences. Nos EUA, 10/6 significa que é o seis de outubro e é por isso hoje é o Dia do Chapeleiro Maluco por lá.

Resposta. Porque ele cantou mal.

Alice é uma menina inteligente e observadora que embarca em uma viagem para o País das Maravilhas, um mundo onde tudo parece ser diferente daquilo que ela conhece. A protagonista simboliza a curiosidade e a imaginação que todos temos na infância.

Alice dá conselhos de boas maneiras e reprime os habitantes do País das Maravilhas por serem indelicados e loucos. Ela entende que adultos não são confiáveis, são ilógicos e, de certa forma, insanos. É uma reversão completa da maneira com que adultos e crianças eram retratados na literatura.

A protagonista da obra é uma menina inglesa de sete anos que foi inspirada em uma figura real: Alice Liddell, a filha de um amigo de Carroll. Extremamente inteligente e articulada para a idade, ela acredita que já sabe quase tudo e procura agir como os adultos com os quais convive.

Ou seja, a semelhança entre um corvo e uma escrivaninha é que ambos tem penas, o que, em inglês, seria algo como "A raven is like a writing desk because both have feathers: the first really has feathers and the second has feather pens" (um corvo é como uma escrivaninha porque ambos tem penas: o primeiro realmente tem ...

De acordo com a prima do príncipe, Lady Pamela Hicks, o motivo pelo qual não dividem a mesma cama é para terem mais conforto: “Você não quer ser incomodado por alguém roncando ou jogando a perna para lá e para cá. E aí, quando está mais carente, divide o quarto. É ótimo ter a chance de escolher.”

Para se proteger, a Rainha jamais tira as luvas quando cumprimenta as pessoas. A empresa Cornelia James Ltd. é fornecedora de luvas para a Rainha desde 1947. Em uma entrevista, a diretora da empresa explica que a rainha gosta de luvas clássicas, somente em branco ou preto.

12 – Que apelido chapeleiro chama a rainha vermelha? a) Cabeçona.

“Para sempre Alice” traduz em seu roteiro e imagens uma lição de amor e de superação, na medida do possível para quem sofre desta enfermidade e para todos aqueles com quem convive.

Lewis Carroll, ao escrever Alice no País das Maravilhas, tornou célebre a frase dita pelo Gato Cheshire à Alice: "Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". Tal frase pode ser útil para muitas situações da vida cotidiana, contudo, vamos utilizá-la aqui para falar sobre planejamento.

Na história de Alice no País das Maravilhas, diz o coelho branco para Alice: “Estou atrasado, muito atrasado…”. Que atire a primeira pedra quem nunca ouviu que “tempo é dinheiro”. Assim como o coelho branco, estamos sempre correndo contra o relógio.

Ainda segundo Conner, os corvos são tidos como mensageiros dos mortos, e a escrita automática, que acontece em uma mesa, também é uma forma de comunicação com o além; logo, aí estaria a ligação entre um corvo e uma escrivaninha.

Sabe-se que ele gostava de passar muito tempo por lá, onde ficava em uma pousada enquanto escrevia o primeiro rascunho para o que viria a ser sua grande obra. Nesse caso, o corvo, na verdade seria uma alusão à propriedade na qual ele tinha sua escrivaninha, em Ravensworth.

A principal diferença entre mesa escrivaninha e mesa de computador é que a mesa escrivaninha é somente um apoio para materiais, livros ou cadernos, para facilitar a “escrita” (daí o seu nome). Enquanto a mesa de computador é feita propriamente para o uso desse equipamento.

Repouso da rainha Elizabeth II
Ela dormia sempre no mesmo horário: às 23h.