O que representa o cachorro no espiritismo?

Perguntado por: ogonzaga . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

De forma geral, o significado espiritual do cachorro está ligado à sua capacidade de amar incondicionalmente e de agir sempre de forma leal e justa.

Para alguns espíritas, os cães também estão em evolução, e assim que morrem, reencarnam como nós. Também dizem que, quando compartilham uma conexão muito verdadeira com seus donos, é possível que voltem novamente para eles, no corpo de um cãozinho recém-nascido.

O que explicaria essa atitude é que os cães costumam querer ficar próximos de quem oferece mais afeto a eles. Ou seja, é comum que ele siga o tutor que dê o que ele precisa: carinho, comida, água e brincadeiras. Isso porque ele sabe que com aquela pessoa, não ficará desamparado.

A preferência depende de alguns fatores, como prazer, segurança e confiança garantidos pelos tutores. Se o seu cachorro segue uma pessoa específica da família pela casa, dorme apenas com ela e manifesta confiança apenas com esse alguém, é provável que ele tenha um "humano preferido".

Estes animais identificam cada Orixá em diversos ìtàn's, àjoyò's (mitos e rituais). Gato - com seu jeito cativo e astuto é protegido pelo imprevisível Exu. Cachorro - o guardião, companheiro e amigo tem a proteção do Orixá Guerreiro Ogum.

A energia do cão é de proteção, bondade e perdão. Eles são verdadeiros guardiões em nossas vidas, dispostos a enfrentar qualquer energia nociva direcionada aos humanos. Ele traz e desperta um sentimento puro e genuíno. No seu ambiente, ele também é capaz de detectar uma espiritualidade positiva e também negativa.

O cachorro, é um animal guardião, companheiro e amigo, ele está diretamente ligado a Ogum, o Orixá guerreiro e senhor dos caminhos.

cão

O sábio médium, Chico Xavier, disse que o animal mais evoluído espiritualmente é o cão. “O cão desperta muito amor e é modelo de fidelidade.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Amarre uma fitinha vermelha no pescoço do animal, mas sem apertar. Reze uma Salve-Rainha em intenção a São Francisco e acenda uma vela branca sobre um pires, tomando cuidado para não se queimar. Em seguida, diga: “Santa mãe de Deus, proteja (diga o nome do animal) contra todo mau-olhado, inveja e quebranto.

A Doutrina Espírita nos recomenda abster de perseguir ou aprisionar animais domésticos ou selvagens, aves e peixes, a título de recreação. Preservar os animais, tratá los com docilidade, usando com responsabilidade o livre arbítrio frente aos mesmos, é dever de todo espírita.

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Eles conseguem sentir quando estamos tristes e podem sentir quando a família está nervosa e estressada.
...
Abaixo estão algumas coisas que os cachorros podem pressentir, seja por um motivo ou por outro.

  1. Terremotos. ...
  2. Tempestades. ...
  3. Doenças (inclusive câncer) ...
  4. Convulsões. ...
  5. Parto.

Essa atitude “inconveniente” dos cães nada mais é do que uma tentativa de saber mais sobre os humanos. O nosso odor funciona para eles como um belo cartão de visita e, por isso, eles recorrem à nossa “fragrância” para poder nos conhecer e socializar.

Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso. Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa.

5 Maneiras de dizer 'EU TE AMO' para o seu cachorro de uma forma que ele entenda

  1. Faça carinho nas orelhas. Faça carinho na parte interna das orelhas do seu cãozinho. ...
  2. Faça contato visual. ...
  3. Levante a sobrancelha esquerda. ...
  4. Durma com ele. ...
  5. Dê a comida com a mão.

O que diz a umbanda
"A umbanda não sacraliza animais, assim como Exu Tiriri não pede cachorro.

Galinha - que ampara seus pintinhos tem a proteção da senhora da fertilidade, Oxum.

Já no Candomblé, dependendo da nação (Angola, Jêje, etc) também é possível considerar um animal como extensão do Orixá (por exemplo Borboleta como Yansã) ou sagrado por ele.

Muitos cães gostam de levar seus brinquedos na boca. Segurar algo nos dentes lhes dá confiança e os acalma em momentos estressantes. Também permite descarregar com segurança a excitação e parte do instinto de caça. Além disso, ele gosta de ver a diversão no rosto do dono vendo seu cachorro com um brinquedo na boca.