O que representa o Balanço Patrimonial?

Perguntado por: opadilha . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.

Como fazer Balanço Patrimonial?

  1. Determinar o período de análise do Balanço Patrimonial;
  2. Determinar os valores de ativos da empresa;
  3. Determinar os valores de passivos da empresa;
  4. Fazer o levantamento do valor de patrimônio líquido;
  5. Somar todos os elementos e montar o Balanço Patrimonial.

O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.

Por meio do balanço patrimonial, portanto, é possível ver se a empresa está tendo um resultado positivo (lucro) ou negativo (prejuízo) durante determinado período, subtraindo os passivos dos ativos da empresa basicamente.

O balanço patrimonial é composto pelo ativo, pelo passivo e pelo patrimônio líquido. Considerando-se que o ativo e o passivo sejam divididos em circulante e não circulante, é correto afirmar que as obrigações que vencerem após o término do exercício social seguinte deverão ser classificadas no passivo não circulante.

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

O Balanço Financeiro possibilita a apuração do RESULTADO FINANCEIRO DO EXERCÍCIO, calculado confrontando-se os saldos de caixa do exercício anterior e os que se transferem para o início do exercício seguinte.

Ao consultar o balanço patrimonial de uma empresa, você encontra três diferentes categorias de informações:

  • ativos;
  • passivos;
  • patrimônio líquido da empresa.

O balanço, ou balanço patrimonial, ou ainda balanço contábil, é um relatório que descreve a situação financeira de uma empresa, com todas as suas movimentações. É como uma foto que mostra as informações contábeis, financeiras e econômicas de uma companhia.

Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos. Os ativos dizem respeito ao que uma pessoa ou entidade tem em valores positivos (bens e direitos). Já os passivos representam a parte negativa (obrigações). Ao contrário do que muitos pensam, o patrimônio é indivisível.

O que são balanço patrimonial e DRE? Balanço patrimonial e DRE são relatórios contábeis que as empresas devem elaborar. Trata-se de um dever previsto em lei, que exige a entrega dos relatórios por toda pessoa jurídica registrada no Brasil ao final de cada exercício social (período de 12 meses).

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

Ativo é um termo usado para expressar os bens de uma empresa, logo, é o capital com valor econômico da empresa que irá ajudar a companhia a crescer no futuro. Ainda, os ativos são mencionados no balanço patrimonial e são uma das fontes principais para gerar dinheiro e melhorar a venda do empreendimento.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

Quais são os tipos de balanço contábil?

  • Balanço Patrimonial Ativo.
  • Balanço Patrimonial Passivo.
  • Patrimônio Líquido.

O Balanço Patrimonial deve ser feito por empresas, mesmo as de micro e pequeno porte, caso não sejam optantes pelo Simples Nacional, geralmente, ao final de cada exercício social.