O que representa grandezas proporcionais?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

Duas grandezas são ditas proporcionais se for possível construir duas razões equivalentes entre elas, de medidas distintas e em momentos distintos. Exemplo: um automóvel move-se a 60 km/h e, em determinado período de tempo, consegue percorrer 240 km.

Quando existe uma igualdade entre duas razões distintas, obtidas pela divisão entre duas grandezas em momentos distintos, ela é chamada de proporção, e as grandezas, nesse caso, são ditas proporcionais. Essa é a forma usada para os cálculos que envolvem regra de três, por exemplo.

Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. As grandezas podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas. Alguns exemplos de grandeza são: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção. gasto nessa prova.

São grandezas para as quais não podemos tirar conclusões com valores exatos sobra a outra com base no aumento ou na redução de uma delas. Por exemplo: Uma equipe de futebol marca 4 gols em dois jogos, então não podemos concluir que marcará 8 gols em quatro jogos.

As grandezas são classificadas em: diretamente proporcionais e inversamente proporcionais. São aquelas grandezas onde a variação de uma provoca a variação da outra numa mesma razão. Se uma dobra a outra dobra, se uma triplica a outra triplica, se uma é divida em duas partes iguais a outra também é divida à metade.

Em Matemática, consideramos grandeza algo que pode ser medido. Não confunda a grandeza com o objeto em si, mas sim com a sua medida. Largura, peso, distância, velocidade, entre outros, são todas considerados grandezas.

Proporção é uma igualdade entre razões. Duas razões são proporcionais quando o resultado da divisão entre o numerador e o denominador da primeira razão é igual ao resultado da divisão da segunda. Onde a, b, c e d são números diferentes de zero e, nesta ordem, formam uma proporção.

Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas. As chamadas grandezas fundamentais são aquelas definidas exclusivamente por meio de um padrão físico estabelecido pelo Sistema Internacional de Unidades (SI).

Um bom exemplo para grandezas não proporcionais é a relação peso e altura. É evidente que uma grandeza não depende da outra, pois existem milhares de pessoas com determinada altura e pesos diferentes.

As três grandezas fundamentais comprimento, massa e tempo estão intimamente associadas à ideia de dimensão: dimensão de comprimento L, • dimensão de massa M e • dimensão de tempo T. TEMPO, ou em outras palavras, em função das dimensões dessas grandezas: [M], [L] e [T], respectivamente.

Por exemplo, a quantidade de máquinas e a produção de uma fábrica são grandezas diretamente proporcionais, pois, se dobrarmos a quantidade de máquinas, a produção também dobrará, e se a quantidade de máquinas cair pela metade, a produção também será a metade.

No Sistema Internacional de Unidades, as grandezas derivadas são aquelas que podem ser obtidas por operações entre as unidades fundamentais, como o Newton, que é uma grandeza derivada do kg, metro e do segundo.

Medir é comparar grandezas de mesma natureza. mesma espécie, por exemplo, dois comprimentos, duas áreas, dois volumes. Ao comparar, geralmente não basta saber se é maior ou menor, pesado ou leve. É preciso saber quanto é maior, menor, mais pesado ou mais leve, por isso temos que medir.

Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é dividido por esse mesmo número positivo.

Contrário, oposto a directo .

Proporção: é a igualdade de duas razões. A proporção obedece à seguinte propriedade: “o produto dos extremos é igual ao produto dos meios”. Vamos praticar um pouco o conceito estudado por meio dos exemplos abaixo: Exemplo: Encontre o valor de x nas proporções.

Assim, se a razão entre A e B é igual à razão entre os números C e D, dizemos que a seguinte igualdade é uma proporção:

  1. A = C. B D.
  2. 1 – Em toda proporção, o produto entre os extremos é igual ao produto entre os meios, ou seja, se.
  3. A = C. B D.
  4. 70 = x. 400 1600.
  5. x = 112000. 400.