O que representa as vestes brancas na Bíblia?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 20 votos

Estas vestes interiores são chamadas de vestes de santidade uma palavra muito usada no meio cristão para discerni comportamento ético e moral. Para andarmos em santidade precisamos de alguns recursos humanos e divinos.

8)Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Refletindo na palavra de Deus nós entendemos, que, não importam as circunstâncias que estejam acontecendo ao nosso redor, não podemos permitir que isso venha nos contaminar.

É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa. E no caso da vestimenta usada pelo Judiciário, a cor preta enfatiza essas características. A toga começou a ser usada na Roma Antiga – antes de Cristo – e é um dos símbolos da magistratura.

substantivo feminino Roupa, vestuário, vestimenta.

A santidade está na simplicidade dos pequenos gestos e na caridade genuína. Não importa a grandeza da atitude, mas sim a sinceridade e o amor envolvidos nela. Ser gentil com uma pessoa, ouvir atentamente o próximo sem julgar e respeitar as diferenças são algumas das atitudes que nos colocam no caminho da santidade.

O cordeiro da Páscoa é aquele cujo sangue foi aspergido, aplicado nas portas como sinal de livramento. Não adiantava apenas ter o cordeiro, era preciso aplicar o sangue, ele devia ser colocado nos umbrais e na verga da porta, pois era o símbolo da cruz, o símbolo da salvação (veja Êxodo 12).

O Sangue de Jesus não só nos purifica dos nossos pecados, como também, fortifica a nossa vida para que tenhamos fé, sentido e direção. Que sejamos tomados pela presença do Corpo e Sangue do Senhor, que santificam o nosso corpo e a nossa vida.

Rasgar as vestes era uma forma de mostrar grande angústia.
As pessoas na Bíblia rasgavam as vestes em reação a desgraças ou acontecimentos muito tristes.

Na cabeça: O derramamento de óleo sobre a cabeça de um homem indicava que este homem havia sido separado para uma determinada tarefa a serviço do Senhor ( I Sm 10.1; Sl 23.5; Ec 9.8). No rosto: A unção do óleo no rosto tinha como objetivo a hidratação, e a proteção contra as forças da natureza (Sl 104.15).

Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça. Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias de vida da tua vaidade; os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida e do teu trabalho que tu fizeste debaixo do sol.

Eclesiastes 9:8 ARC
Em todo o tempo sejam alvos os teus vestidos, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.

Estas vestimentas são as que foram usadas nas celebrações litúrgicas da Igreja Católica desde os seus primórdios e evoluíram de acordo com a maior riqueza e brilho conferido aos cultos, passando a ser consideradas como arte.

Usava uma túnica, quíton, que para os homens ficava um pouco abaixo do joelho, e não no tornozelo. Apenas os mais ricos usavam as compridas.

O Linho na Bíblia
O Novo Testamento afirma ainda que os sete anjos que seguravam as mãos no passado e no futuro da humanidade usavam linho puro e branco, e no Livro das Revelações, os escolhidos para a vida eterna e a felicidade serão adornados com linho fino.

A vestimenta era presa nos ombros por uma grande pedra de ônix. O cinto da estola era feito de estofo azul, púrpura e carmesim entretecido com fio de ouro (Êxodo 28:8). A sua origem no cristianismo é imprecisa. No princípio a estola provavelmente era uma tira de tecido de linho ou lã destinada a resguardar o pescoço.

Traje: 1 fardagem, fatiota, fato, indumentária, indumento, induto, muda, roupagem, traje, trajo, veste, vestimenta, vestuário.

A batina é toda preta, com colarinho branco: o preto representa a morte para o mundo, e o branco, a pureza. Bispos usam batina preta, com filetes violáceos e faixa violácea.

Para os cristãos, portanto, a santidade é ligada à ideia da ausência de pecados e de prazeres mundanos. Para os cristãos a santidade deve ser praticada ao longo da vida, em cada pequeno ato ou gesto, através das escolhas baseadas no amor e na paciência.

Segundo ele, a santidade simples, do dia a dia, de todos os cristãos, é um caminho que pode ser percorrido somente se sustentado por quatro elementos imprescindíveis: coragem, esperança, graça, conversão.