O que representa as lamparinas na Bíblia?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

A luz fornecida pela lamparina era o mais popular meio usado pelas pessoas para orientarem-se e sentirem-se seguras nas noites escuras (Is 42,3; 43,17). Em segundo lugar, a palavra lâmpada é usada, na Bíblia, com o sentido teológico. O texto de 1Reis 11,36 é um bom exemplo de uso.

Além de poderem ser encontradas em diversas cores, o uso das velas lamparinas ocorre por seu tempo de queima ser grande, normalmente, sua chama fica acesa por um período de 3 a 5 horas.

Madre Teresa de Calcutá em sua humilde sabedoria já nos ensinava que "para manter uma lamparina acesa, precisamos continuar colocando óleo nela".

As primeiras lamparinas
Com a chegada dos portugueses, a lamparina que já era bastante difundida na Europa adentrou em terras brasileiras. O recipiente onde era colocado óleo de baleia e continha um pavio encravado num pedaço de cortiça que gerava uma chama começou a iluminar os caminhos das terras Tupiniquins.

Estar vigilante é como não deixar o óleo faltar para manter a lamparina acesa. Identifique, na sua vida, que óleo não pode faltar pra você se manter vigilante à espera do encontro com o Senhor.

O azeite é a reserva, simboliza a prudência, a vigilância, a presença do Espírito Santo, por isso não basta apenas dizer: eu sou crente, sou da igreja tal, meus pais são crentes, tem que ter algo a mais, tem que refletir na sua vida pessoal, tem que haver a mudança operada pelo Espírito Santo.

A SUA LÂMPADA NÃO SE APAGA DE NOITE. Ela gosta daquilo que faz e isso a incentiva a prosseguir seu trabalho noite adentro. Ela queima o óleo de sua lâmpada e o aproveita ao máximo enquanto ele dura.

O que é Lamparina:
TAMBÉM DENOMINADA LÂMPADA, É UM RECIPIENTE DE MATERIAL VARIADO, RESISTENTE AO CALOR, UTILIZADO PARA ILUMINAÇÃO POR FOGO. O COMBUSTÍVEL UTILIZADO NA LAMPARINA VARIA, NORMALMENTE SE UTILIZA ALCOOL OU QUEROSENE. NO LIVRO AS MIL E UMA NOITES É CITADA A UTILIZAÇÃO DE AZEITE COMO COMBUSTÍVEL.

A lâmpada a óleo, também designada por candeia, lucerna, lamparina ou lâmpada de azeite, é constituída de um recipiente com algum tipo de óleo combustível, sobre o qual flutua um pedaço de madeira ou cortiça, com um pavio encerado fixo. Seu uso se estende desde a pré-história até aos dias de hoje.

São mais econômicas que as incandescentes, mas se não forem descartadas corretamente, podem contaminar a água e o solo, prejudicando a natureza e a todos.

As lâmpadas de óleo usadas pelos judeus na época de Jesus eram chamadas lâmpadas herodianas, por causa do rei Herodes. O corpo da lâmpada era feito de barro e moldado na roda do oleiro. O bico era feito a partir de um molde. A asa era moldada à mão e depois anexada à lâmpada.

A lamparina era simplesmente um recipiente pequeno, de barro ou metal, com uma alça em uma ponta e uma mecha de tecido em outra – igual àquela lâmpada da qual sai um gênio, segundo as lendas árabes. Seu combustível podia ser petróleo, azeite ou… O homem caça baleias desde a Idade da Pedra.

Ele está ligado ao principal que o evangelista quer transmitir a justiça. Assim o óleo é a pratica da justiça. Sem o óleo colocado na lâmpada ela não se acende. Jesus quer dizer que sem a justiça a humanidade não pode descobrir a verdade e o caminho correto.

Candeeiro é a lamparina, artefato antiquíssimo, composta por duas partes simples. A sua base é feita de lata comum. Pode-se observar que é um desenho simplório, num formato de uma pirâmide. No topo desta pirâmide usa-se pavio de fabricado de algodão.

Coloque um pavio no orifício. Depois de ter sua tampa bem perfurada por você, é hora de colocar o pavio por este orifício. Você deve usar um pavio longo, pois a maior parte dele precisa permanecer no óleo. É por meio desse pavio que o óleo vai passar para o topo e vai te ajudar a acender a lamparina.

Álcool Etílico 70% Saneante Rialcool - Rioquímica
Embalagem com 5 litros.