O que representa as cores da bandeira do Mato Grosso do Sul?

Perguntado por: ijesus . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

A bandeira de Mato Grosso do Sul foi criada por um grupo de estudantes de arquitetura nos fim dos anos 70, quando o estado foi criado. Eles venceram um concurso na época. O significado das cores da bandeira representa a riqueza natural, o trabalho e a paz e união entre os povos.

E a bandeira de Mato Grosso do Sul tem seus significados: o verde representa a riqueza das matas e dos campos do Estado; o branco simboliza a paz e a amizade; o azul representa o céu sul-mato-grossense e a esperança do povo; e o amarelo simboliza a riqueza adquirida através do trabalho do povo.

Por trás do azul da bandeira de Mato Grosso do Sul existiu um ocre pouco convencional para a época, mas que exaltava a cultura rural do então novo Estado.

ipê

Lei nº 5.228, de 16 de julho de 2018
Passou a designar o ipê como árvore símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul, após alteração promovida pela Lei nº 5.514, de 25 de maio de 2020. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse o nosso Portal da LGPD.

A estrela alfa da Hidra, que representava o antigo estado da Guanabara, passou a simbolizar o estado do Mato Grosso do Sul quando ele foi criado em 1979.

A primeira das 12 bandeiras históricas utilizadas no território brasileiro foi a da Ordem da Cruz de Cristo, utilizada de 1332 a 1651, período das grandes navegações lusitanas. De 1500 a 1521, o País contou também com o Pavilhão Oficial do Reino Português.

As faixas nas cores vermelho, laranja, amarelo, verde, anil e violeta formam a bandeira que hoje é universalmente reconhecida como símbolo do orgulho LGBT+ e, fora uma ou outra tentativa comercial de definir com precisão os matizes como correlacioná-los a cores de alguma escola de padronização, como a Pantone, as ...

Chamada de Bandeira Imperial, a primeira da história brasileira em verde e amarelo tinha presentes os ramos de café e tabaco e a coroa imperial, que mostrava que o país estava sob o comando de Dom Pedro I.

A bandeira de Mato Grosso do Sul foi instituída pelo Decreto Estadual nº 1 de 1 de janeiro de 1979, com desenho elaborado pelos arquitetos Mauro Michael Munhoz, Sergio Kipnis e grupo.

A bandeira do Mato Grosso do Sul (MS), projetada por Mauro Michael em 1979, é composta por dois triângulos, um azul e outro verde e um retângulo, na cor branca.

Esta não é a primeira vez que o Brasil coloca a bandeira pernambucana no topo entre as mais bonitas do País.

As estrelas em volta do escudo representam os municípios do estado. Ladeando o escudo há um ramo de café, à esquerda, e um ramo de erva-mate (Ilex matogrossense, conhecida também como Ilex paraguariensis), à direita, representando as duas culturas que tiveram importância histórica na região.

Dados gerais do Mato Grosso do Sul

  1. Região: Centro-Oeste.
  2. Capital: Campo Grande.
  3. Governo: Reinaldo Azambuja (2019-2022)
  4. População: 2.809.394 habitantes (IBGE, 2020)
  5. Densidade demográfica: 6,86 hab./km² (IBGE, 2010)
  6. Fuso: UTC -3.
  7. Clima: Tropical.

De acordo com o primeiro projeto de lei, o novo estado seria chamado de "Campo Grande". Quando o Congresso Nacional aprovou a lei e o presidente do Brasil sancionou, em 11 de outubro do mesmo ano, o nome do estado foi mudado para "Mato Grosso do Sul" e foi decidido que a capital do novo estado seria Campo Grande.

Também conhecido como Jaburu, o Tuiuiú é uma das maiores da América do Sul, medindo em torno de 1,15m.

Tarumeiro

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) sancionou nesta segunda-feira (20) de maio, a Lei de autoria do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Savi (PR), que institui o Tarumeiro como árvore símbolo do Estado.

Mato Grosso é um estado da região Centro-Oeste do Brasil. Está localizado em um ponto central da América do Sul. A sua geografia é formada e influenciada pela presença, em seu território, de três grandes biomas: Floresta Amazônica, Cerrado e Pantanal.

O projeto original, do Poder Executivo, manteve uma tradição: a única estrela localizada acima da faixa de Ordem e Progresso, a chamada "Spica - Alfa de Virgem", continuou representando o estado do Pará, o estado mais ao norte do País no início da República. Naquela época, nem Roraima, nem Amapá existiam.