O que representa as cinzas na história da Bíblia?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.

Desta forma, a cinza é um sinal de humildade e recorda ao cristão sua origem e seu fim. A Quaresma termina na Quinta-feira Santa. Nesse dia, a Igreja recorda a Última Ceia do Senhor, quando Jesus de Nazaré compartilhou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na Sexta-feira Santa.

E você sabe de onde vêm essas cinzas? São uma mistura da queima dos galhos do Domingo de Ramos do ano anterior e água benta. Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne.

O que é Renascer das cinzas:
Expressão para se referir a algo ou alguém que renasceu depois de uma situação muito difícil ou de quase morte.

A imposição das cinzas não constitui um mero rito a ser repetido a cada ano. É celebração da vocação do ser humano, chamado a imortalidade feliz, contanto que realize o mistério pascal de morte e vida em sua vida terrena”.

A imposição de cinzas simboliza a vontade de cada fiel de manter-se no caminho correto do cristianismo, da sua disposição em converter-se e de reconhecimento da sua mortalidade que necessita da graça divina para perdoar os seus pecados.

A palavra hebraica traduzida como , ocasionalmente é traduzida como cinzas em outros lugares. Ao longo das escrituras, as cinzas fazem parte dos rituais quando as pessoas buscam perdão e lamentam seus pecados (ver Números 19:9, 17; Hebreus 9:13; Jonas 3:6; Mateus 11:21 e Lucas 10:13, entre outros).

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo, “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

A quarta-feira de cinzas significa também o começo da quaresma, período chamado assim porque contém 40 dias de devoção, abstinência, oração, caridade, jejum e penitência. É um tempo de resguardo à espera do sábado de Aleluia e do domingo de Páscoa, que simbolizam o renascimento de Jesus, após sua morte na cruz.

A Quarta-Feira de Cinzas dá o tom da Quaresma, que é considerada um momento de auto-aperfeiçoamento. Originalmente, os cristãos que observavam a Quaresma só podiam comer uma refeição por dia e eram proibidos de comer carne ou peixe durante todo o período.

No Novo Testamento
No NT, o simbolismo do número 40 continua. Por exemplo, Jesus recolhe-se no deserto por 40 dias e 40 noites (Mt 4.3; Mc 1.1; Lc 4.2). Uma outra ocorrência significativa, na vida e obra de Jesus, é mencionada por Atos dos Apóstolos: Jesus, após a ressurreição, permaneceu na terra 40 dias (At 1.3).

As cinzas apresentam em sua composição substâncias solúveis e insolúveis, sendo os carbonatos de potássio e de sódio, sulfatos e fosfatos de potássio como solúveis e os carbonatos e fosfato de cálcio e magnésio bem como os óxidos de ferro e manganês como insolúveis (DAROLT & OSAKI, 1989).

Texto: 1. 20-21 - " Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça e, lançando-se em terra, adorou; 21. e disse: Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá.

Fênix era uma ave fabulosa que durava muitos séculos e, queimada, renascia das próprias cinzas. Foi fácil perceber que ela é símbolo da ressurreição de Cristo e dos que aceitam viver na atitude de Cristo.