O que representa a vinha na Bíblia?

Perguntado por: rcamacho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Histórica ou literalmente, a vinha descreve o povo hebreu, que não correspondeu aos cuidados divinos; mas é também a Igreja, bem como cada um de nós: “Cristo é a verdadeira videira, que dá vida e fecundidade aos ramos, quer dizer, a nós que pela Igreja permanecemos nEle e sem Ele nada podemos fazer” (Jo 15, 1-5).

Como a vinha designa o Reino de Deus, os vinhateiros representam o conjunto do povo de Israel, sobretudo os seus responsáveis.

Mas afinal, o que significa vinha? É a plantação de videiras cultivadas para a produção de vinho ou sucos. Em grandes extensões pode ser chamada “vinhedo” .

Então, essa parábola nos dá uma visão da graça generosa de Deus conosco e com os outros. A vida é encontrada quando fixamos nossos olhos não horizontalmente no que outros possuem, mas verticalmente na generosidade do Dono de toda a terra, o Rei Jesus, que nos chama de amigos e que nos dá com sabedoria e generosidade.

Esta é uma parábola sobre desvirtuamento de propósito. Embora o profeta a conte nominando o povo de Israel, ela reflete a realidade de toda a raça humana. A Bíblia nos ensina que Deus criou o ser humano para O adorar e para viver em comunhão com Ele, mas também Deus deu-lhe a capacidade de decidir.

O texto do primeiro livro de Reis, capítulo 21, nos mostra que Nabote era dono de uma vinha cobiçada por Acabe, rei da nação de Israel. Mas Nabote se recusou a vender sua vinha ao rei, porque a recebera por herança de seus pais.

2 videira, vide. 3 pechincha, achado. 4 vinhedo.

Na “vinha do Senhor” trabalha-se gratuitamente, não se trabalha para ter um salário maior, não se pratica o bem em favor do irmão para ter o direito a um prêmio no céu. Seria egoísmo imperdoável servir-se do irmão pobre e necessitado para acumular méritos diante do Deus.

A videira, parreira ou vinha é uma trepadeira da família das vitáceas, que possuem tronco retorcido, ramos flexíveis, folhas grandes, flores esverdeadas em ramos que posteriormente se transformam no fruto que é a uva.

Jesus Cristo

Na sua grande maioria, ficou claro que o do Dono da vinha representa o Deus Pai; o vinhateiro, Jesus Cristo; e a figueira, cada um de nós. Convido você a olhar por outra perspectiva. A parábola é conhecida como da “figueira estéril”. Jesus falou a respeito do dono da vinha que foi verificar a figueira ali plantada.

As videiras, também conhecidas como vinhas, são as plantas responsáveis pela produção das uvas. Quando bem cultivadas, elas podem continuar gerando frutos por cerca de 100 anos, embora algumas ultrapassem essa marca e continuem produzindo.

A uva é o fruto da videira ou parreira, uma planta da família Vitaceae.

Certamente que os pais de Nabote cuidaram muito bem da vinha para poder passar para seu filho. Quando alguém recebe por exemplo uma herança, ela recebe algo que houve trabalho duro para ser conquistado. Nabote entendeu o trabalho que fizeram antes dele naquela vinha. Por isso, ele não a vende para Acabe.

O processo da videira gerar frutos é demorado, que envolve alto custo. A produção de um vinhedo demora cerca de três anos desde o plantio, para uvas de qualidade destinadas ao vinho. Já a plena produção, com uvas de qualidade superior, requer pelo menos cinco anos.

- Era comum entre os judeus que figueiras fossem plantadas em vinhas. Isso também significa que quando plantadas nas vinhas, as figueiras recebiam cuidados especiais. - Jesus também nos informa que o homem havia procurado por frutos na figueira durante três anos, e nada tinha encontrado.