O que representa a obra Os retirantes?

Perguntado por: dmoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Nessa obra, Portinari aborda o tema da migração nordestina, triste realidade de uma parte da população brasileira, que deixa seu lugar de origem em busca de melhores condições de vida em outras partes do país.

Conteúdo factual – Nota-se a presença de nove figuras humanas, sendo duas criança de colo e mais três crianças maiores.Um velho com um cajado, duas mulher: uma trouxa na cabeça e uma criança no colo, outra com uma criança no colo.Um homem mais novo também carregando uma trouxa nas costas, um céu escuro, chãos seco, ...

No quadro Os Retirantes, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Suas pinturas costumam trazer temas que retratam as condições em que vivia o povo brasileiro na primeira metade do século XX. Portinari teve muito êxito ao destacar questões sociais, festas populares, o trabalho na roça, a infância, entre outros assuntos.

Resposta: No quadro Os Retirantes, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria. Os retirantes fugiam dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.

Retirante é o termo que se refere à pessoa ou grupo que abandona a sua terra por causa da seca e da miséria em busca de uma localidade que lhe dê melhores condições de vida. Foi amplamente usado no Brasil para se referir a nordestinos que migravam para as grandes cidades do Sul–Sudeste brasileiro, fugindo das secas.

Ambas as criações retratam o desespero e a angústia em que vivem os retirantes, o que confirma a convergência de elementos com relação à temática trabalhada pelos autores.

Resposta: O título do quadro faz referência justamente ao tipo de migração de nordestinos que buscam fugir da seca e estiagem em busca de melhores oportunidade de vida na região Sul e Sudeste do país, que na época eram as únicas que ofereciam oportunidades de trabalho a nível de indústrias.

A vida e a obra de Tarsila nos confirmam, sobretudo, sua preocupação com a arte como forma de transformação social, uma vez que nos levam à profunda reflexão sobre os abismos culturais e sociais existentes em nosso país bem como da ideia do “brasilidade”.

Resposta verificada por especialistas. O artista quis expressar a profunda miséria humana que é causada pela fome, pelas guerras e pelas desigualdades sociais, sendo os seus retirantes apresentados de forma quase monstruosa, que retrata as desumanidades que sofreram.

a realidade retratada por Portinari tem a ver com o processo migratório brasileiro que está associado à boa distribuição de renda na região Nordeste do Brasil. as personagens são retratadas por Portinari com perfeição romântica e lírica, uma vez que representam a classe burguesa brasileira.

Chamamos de tema o assunto a ser abordado: ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação.

Portinari pintou quase cinco mil obras e conseguiu prestígio nacional e internacional dificilmente igualado no Brasil. Sua produção retrata principalmente questões sociais. Alguma vertentes da arte como o realismo, cubismo, surrealismo e muralismo mexicano serviram de inspiração para o artista.

- Suas obras de arte refletem influências do surrealismo, cubismo e da arte dos muralistas mexicanos; - Arte figurativa, valorizando as tradições da pintura; - Em suas pinturas, valorizou as ideias transmitidas pelos desenhos e figuras.