O que representa a arca de Noé nos dias de hoje?

Perguntado por: lrocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

É também símbolo da paz, associado à pomba que traz o ramo, sinal da vida, sinal do fim do dilúvio. Essa é a paz que continuamos a desejar para todo o mundo.

Em um estudo da Universidade de Leicester, a Arca de Noé poderia transportar até 70 mil animais, sendo 1,2 milhão de espécies catalogadas, sendo 5,5 mil mamíferos, com uma espécie de mamífero para cada 312 espécies de artrópodes.

Arqueólogos acreditam ter encontrado vestígio da Arca da Aliança em templo israelita. Mesmo sete anos depois do início das escavações, o sítio arqueológico nos arredores de Beit Shemesh, 20 km a oeste de Jerusalém, continua trazendo surpresas.

2 Samuel 6. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical.

A história de Noé nos conecta com nossa responsabilidade com toda a criação. Enquanto o arco-íris se estender pelo céu, enquanto continuarmos renovando a aliança, por meio da misericórdia e do cuidado de todas as criaturas, Deus também vai olhar para nós e para toda a vida. A aliança é também responsabilidade.

Na ocasião refletiu-se sobre a missão de Noé, construir a arca e proteger a vida dos animais e de sua família, a missão de Jesus, vir ao mundo para ensinar o amor do Pai, e a missão de cada criança ou adulto na construção de uma sociedade melhor.

Noé era o único homem justo na época
Como a injustiça acaba prejudicando até mesmo os justos, então a única forma de acabar com a injustiça e proteger Noé dela, foi criar para ele e para sua família uma forma de Salvação e recomeço da humanidade, que foi a arca.

O Dilúvio também beneficiou aqueles que eram iníquos. Eles foram levados ao mundo espiritual, onde podiam finalmente aprender o evangelho e arrepender-se (ver I Pedro 3:18–20; Moisés 7:39).

Seres que não precisaram entrar na arca para sobreviverem na imaginação da humanidade. Entre eles estão o Unicórnio, o Roca, a Quimera, o Grifo, o Pégaso, a Sereia, o Centauro, o Basilisco, a Fênix, a Anfisbena, a Esfinge, o Dragão e Orco, entre outros.

“Descobertas” mais modernas da arca ocorrem regularmente, desde o relato de um optometrista que afirma tê-la visto numa formação rochosa no alto da montanha na década de 1940 à afirmação de uns pastores evangélicos que dizem ter encontrado madeira petrificada no pico no início da década de 2000.

“Qualquer objeto, ao ser colocado na água, provoca o deslocamento de certo volume. Para flutuar, o peso do volume da água deslocada pelo corpo deve ser igual ao peso do próprio corpo”, explica Pinto. “Esse tipo de madeira leve faria com que a embarcação flutuasse facilmente.”

Os querubins da Arca da Aliança estão voltados um de frente para o outro, com as asas estendidas para a frente. A idéia é retratar as asas das criaturas como o trono onde Deus está sentado, enquanto a tampa da Arca é o estrado onde a divindade apóia seus pés.

Foi colocado dentro da Arca as Tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o Cajado de Arão que floresceu. A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.

A Arca teria um poder especial de matar quem olhasse para dentro dela - ou, melhor dizendo, uma maldição especial, pois era Deus quem punia as pessoas dessa forma. A Arca não é um Santo Graal, uma peça mitológica.

19 E aferiu o Senhor os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor, até matar do povo cinquenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porquanto o Senhor fizera tão grande matança entre o povo.

Mas o homem é surpreendido com a resposta e a conversa termina em agressão. Na manhã seguinte, ele e todos os outros homens que olharam a Arca são encontrados mortos no campo de Josué.

Então Davi disse: "Somente os levitas poderão carregar a arca de Deus, pois o Senhor os escolheu para transportarem a arca do Senhor e para ficarem sempre ao seu serviço". Davi reuniu todo o Israel em Jerusalém para levar a arca do Senhor para o lugar que ele lhe havia preparado.

Anos depois do dilúvio, Deus afirma que nunca mais irá amaldiçoar a Terra e todos que nela habitam. Para simbolizar essa aliança com Noé, seus filhos e seus descentes, Deus forma um arco-íris!