O que representa a amendoeira?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

Segundo a tradição judaica, por conta de sua beleza, delicadeza e fragrância de suas flores, a amendoeira é relacionada ao amor. O amor que também é uma característica marcante na personalidade de Aarão, conhecido por ser um pacificador. Dessa forma, não haveria outra flor, se não esta, a florar no cajado de Aarão.

Ela se antecipa à primavera. Ela desperta ainda no inverno. No rigor do inverno de Israel ela floresce. Por isso é tida para os israelitas como símbolo de esperança e restauração.

Características: a amendoeira é uma planta bastante semelhante ao pessegueiro, porém, em geral, apresenta maior porte em tronco mais grosso; são um pouco mais curtas e de um verde mais claro; as flores são róseas claras e o fruto é oblongo, comprido e de um verde acinzentado. A parte comestível é a semente (amêndoa).

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

A amendoeira é uma das árvores frutíferas que floresciam nos nossos campos. Geralmente começa a sua floração entre o final de janeiro e março.

O fruto da amendoeira nasce depois de fecundadas as flores. São elas que dão origem a uma drupa – fruto carnudo com caroço – coberta por uma pele fina e aveludada que vai ficando rija à medida que amadurece e que, finalmente, se abre para libertar o caroço.

A amendoeira, originária da Ásia Menor e Nordeste de África, cultivou-se desde a Antiguidade em volta do mar Mediterrâneo, habitando em lugares rochosos, bordos de estradas, limites de campos cultivados e terrenos de cultivo.

Jeremias 1:11-19 NVI
E a palavra do SENHOR veio a mim: “O que você vê, Jeremias?” Vejo o ramo de uma amendoeira, respondi. O SENHOR me disse: “Você viu bem, pois estou vigiando para que a minha palavra se cumpra”.

Terminalia catappa

Curiosidades sobre a Amendoeira, Terminalia catappa.

Jeremias 1:11-19 ARA
Respondi: vejo uma vara de amendoeira. Disse-me o SENHOR: Viste bem, porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.

No Novo Testamento, o termo “vara” (rhabdos) se refere à autoridade dos salvos (Ap 2.27) e de Cristo (Ap 19.15). Por seu valor como instrumento de autoridade, Miqueias 6.9 recomenda: “ouvi a vara (matteh) e quem a ordenou”. As primeiras referências à vara na Bíblia Hebraica evocam a ideia de instrumento mágico.

As folhas da Terminalia catappa ou amendoeira vêm sendo utilizadas em cultivos ornamentais, sendo muito popular, entre os aquaristas, o seu uso diretamente na água como forma preventiva, como um inibidor antimicrobiano sobre patógenos que acarretam prejuízos econômicos na atividade.

Terapia milenar com fins terapêuticos para promover tranquilidade e equilíbrio. circulação sanguínea e linfática e a libertação de energia acumulada através da ativação dos pontos energéticos presentes na planta do pé. Ideal para quem pretende combater o stress.

Sua expectativa de vida é estimada em 50 anos. A árvore de amêndoas é cultivada pelo seu fruto, as amêndoas.