O que representa a acácia na Maçonaria?

Perguntado por: tantunes6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

A Acácia planta símbolo por excelência da Maçonaria, representa a SEGURANÇA, a CLAREZA e também a INOCÊNCIA e PUREZA. Foi tida na antiguidade, entre os hebreus, como árvore sagrada e daí sua conservação como símbolo maçônico.

A Acácia é utilizada, além disso, como forrageira, árvore ornamental e como corta-fogo e também para a produção de mel e adesivos. Atualmente, tem sido uma das espécies mais plantadas em países do sudeste asiático. A área de plantio, no Brasil, é estimada em cerca de 10 mil ha, para uso como celulose e energia.

Acácias em tons cremosos representam a amizade, podendo ser utilizadas para presentear amigos. Já a de cor amarelo significa amor platônico, podendo ser utilizada para presentear uma amada ou amado que se deseja ter uma relação.

Para que serve o óleo de unção? Na prática religiosa ungir é aplicar óleos consagrados como parte de um ritual, no intuito de exercer influência espiritual com a finalidade de abençoar, em pessoas, templos, bens materiais ou em tudo que se deseja santificar, curar ou proteger.

10 "Faça uma arca de madeira de acácia com um metro e dez centímetros de comprimento, setenta centímetros de largura e setenta centímetros de altura.

A Acácia Negra é uma espécie florestal originária da Austrália Sul-oriental e caracteriza-se por apresentar rápido crescimento, sendo que sua altura média é de 18m quando adulta. No Brasil ela é encontrada principalmente no Rio Grande do Sul. São comuns em regiões climáticas áridas e semi-áridas.

Sua origem é o Latim ACACIA, “planta do Egito”, do Grego AKAKÍA, idem, de AKÉ, “espinho”.

No Estado de Roraima, a acácia vem sendo plantada com sucesso em pequenas e grandes propriedades rurais, tanto nas regiões de floresta como cerrado. Até o ano de 2002 já haviam sido plantados aproximadamente 10.000 ha da espécie (Embrapa Roraima, 2002).

Originária da Ásia, a acácia-amarela (também chamada de cássia-imperial) tem sementes tão perfumadas quanto suas flores — há quem diga que o cheiro lembra o de alcaçuz.

Acácia-Negra
Cunn), Acácia Imperial (Cassia ferrugine), Jurema (Acacia jurema), Acácia-amarela (Acacia farnesiana), Angico (Acacia cebil), Acácia hindu (Acacia suma), Acácia egípcia (Acacia nilotica), Esponjinha (Acacia cultriformis A. Cunn.

No Novo Testamento a unção com óleo está relacionada à cura de enfermos, a preparação do corpo dos mortos para o enterro e as boas vindas, Jesus teve seus pés ungidos com óleo algumas vezes ao chegar a casa daqueles que queriam receber o filho do Criador – Lucas 7:36-38 / João 12:1-3.

A acácia serve para tratar casos de fraqueza, falta de apetite, raquitismo, doenças respiratórias, como bronquite, asma, faringite e tuberculose, além de ser ótima no tratamento de feridas, úlceras, diarreia e leucorreia.

A acácia-negra tem uma grande importância, pois além do aproveitamento da madeira como fonte energética, na fabricação de celulose e aglomerado, o tanino extraído da casca é utilizado na indústria coureira, pois a casca apresenta conteúdos tanantes superiores a 30% (Sherry, 1971).

Significado das 7 unções:

  • Mirra: Cura do Corpo.
  • Bálsamo: Cura da Alma, Restauração da Alma.
  • Acácia ou Cassia: Libertação.
  • Canela ou Cinamomo: Benção no Lar.
  • Rosa de Saron: Amor e Vida Sentimental.
  • Aloés: Poder e Beleza.
  • Nardo: Prosperidade.

Pinho: O óleo essencial da libertação.

Como já dito anteriormente, o óleo de mirra é um óleo extraído da mirra e possui inúmeros benefícios para os seres humanos. Ele pode ser utilizado como adstringente, descongestionante e ainda auxilia na cura de lesões por conter propriedades que agem como antissépticos naturais.

Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

Existem de 120 a 130 espécies do gênero Acácia naturalmente em todas as regiões do mundo, exceto na Europa e Antártida. A maioria das espécies é de vida curta, cerca de 10 a 15 anos.

A orientação doutrinária é que os doentes sejam ungidos com óleo pelos presbíteros em nome do Senhor. A oração da fé levantará os enfermos e perdoará pecados.

Na antiguidade, isso era feito por vários motivos. Às vezes, era um sinal de hospitalidade ou de asseio rotineiro. Aqueles que estavam doentes ou feridos eram ungidos com óleo ou unguento, que servia de medicamento. Mas a unção também era feita por motivos sagrados.

O que significa a unção:
Segundo a crença religiosa, um ser ungido está sob proteção divina e a unção pode curar alguma enfermidade física ou espiritual.