O que repreende o escarnecedor toma afronta para si e o que censura o ímpio recebe a sua mancha Provérbios 9 7?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha. Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.

Quando o escarnecedor é castigado, o simples torna-se sábio; e, quando o sábio é instruído, recebe o conhecimento.

Esse trecho nos conta que a sabedoria preparou uma grande festa, sua provisão é farta. Os convidados são muitos, porém eles devem deixar a companhia dos insensatos para entrar no banquete. A festa da sabedoria terá as melhores provisões, quem comer do pão que ela serve jamais sentira fome.

O que repreende o escarnecedor traz afronta sobre si; e o que censura o perverso a si mesmo se injuria. Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e ele te amará. Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo, e ele crescerá em prudência.

Um escarnecedor é um zombador, uma pessoa sem respeito, que fala coisas maliciosas. Os escarnecedores falam mal de outras pessoas, sem se preocupar com o mal que podem estar causando.

Que ou quem ofende o que se considera digno de respeito. 5. Desumano, cruel.

Quem repreende o zombador recebe insulto como resposta; quem corrige o perverso prejudica a si mesmo.

quando os ímpios são retirados da presença do rei, a justiça firma o seu trono. não leve precipitadamente ao tribunal, pois o que você fará, se o seu próximo o desacreditar?

O Livro dos. Salmos. Bem-aventurados são os justos — Os ímpios perecerão. 1 aBem-aventurado o homem que não anda no conselho dos bímpios, nem está no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

Significado de escarnecedor
Que trata alguém com escárnio (zombaria). Indivíduo que trata alguém com escárnio; aquele que zomba de outra pessoa. Etimologia (origem da palavra escarnecedor).

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.]

Dentro deste versículo, podemos entender que os pais têm a responsabilidade e a obrigação, de se comprometerem em ensinar e disciplinar os seus filhos, de modo que venham agradar a Deus. O segundo ponto aqui a destacar. Devemos como pais, nos dedicar a ensinar nossos filhos o caminho para se achegar a Deus.

Salmos 1 Ouvir
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

Quem não segue o conselho dos ímpios são aqueles que não se deixam moldar pelos padrões mundanos e pecadores, não se deixar influenciar por conselhos que vão contra a vontade de Deus.

Deus está astronomicamente além de todo esse poder. Temer ao Senhor implica então em ter medo dele como o Todo Poderoso, mas ao mesmo tempo ser atraído por Ele com respeito, amor, desejo de honrá-lo, pois sendo O Todo Poderoso é também a bondade e amor eterno. Assim, temer ao Senhor é o princípio do saber.

tr. e int., fazer escárnio de; motejar; zombar; mofar; troçar; ludibriar.

O verbete ímpio, no hebraico tem o sentido de transgressor; e aparece no Antigo Testamento (cf. Is 10,6) como evratîm, que trazido para o grego nos chega como anomós (sem lei). Considerando que pecado, na língua dos judeus é há'tat, pecador é referido como hata'îm (cf. Gn 13,13).

Zombar é ser indiferente, não levar em consideração, não fazer caso, é expor ao desdém, é mostrar menosprezo por algo ou alguém que não lhe agrada, que não lhe satisfaz.