O que rende mais gasolina ou gás?

Perguntado por: loliveira3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Qual rende mais: GNV, gasolina ou etanol? Em geral, o metro cúbico de GNV rende cerca de 20% mais que a gasolina, e até 70% mais que o etanol. Além disso, a economia para quem usa gás natural chega a 40% frente ao álcool e 30% em comparação à gasolina.

Além de ser mais econômico, são muitas as vantagens de se instalar o kit GNV. O combustível é menos poluente do que a gasolina e não pode ser adulterado nos postos. Qualquer veículo a etanol ou gasolina pode ser convertido para GNV facilmente.

Para motoristas que utilizam o GNV como combustível, há uma grande redução de IPVA. De 4%, a taxa cai para 1,5%. Esse aspecto resulta em uma grande economia nos gastos com o automóvel, vantagem desejável para qualquer condutor.

Como já mostramos, o etanol consome mais. Já que o consumo de álcool é um pouco maior que o consumo de gasolina pelo mesmo motor. Em média, os carros leves mais utilizados nas ruas consomem 30% a mais com álcool do que com gasolina percorrendo a mesma distância.

Consumo na estrada: 13,6 km/l (gasolina). Consumo na cidade: 10,6 km/l (gasolina). Consumo na estrada: 10,4 km/l (gasolina).

Tabela Fipe: Veja valores para negociar carros, motos e caminhões. Atualmente, abastecer o carro com Gás Natural Veicular (GNV) gera uma economia de 41,9% em relação à gasolina e de 42,6% em relação ao etanol, para um motorista que percorre 1 mil quilômetros por mês, ou cerca de 33 km por dia.

Quantos KMs faz um cilindro de GNV? É possível fazer de 180 km a 230 km com um cilindro de GNV de 15 m³.

Para que o veículo rode a gás é preciso instalar o kit GNV. O carro, entretanto, ainda pode rodar com combustíveis como gasolina e etanol.

O GNV é um gás que emite cerca de 20% menos dióxido de carbono na atmosfera, o que faz com que ele seja bem menos poluente. Por causa disso, o motorista contribui com o meio ambiente e evita piorar o cenário de mudanças climáticas. O uso do kit GNV ajuda a aumentar a durabilidade de algumas peças do carro.

Pode variar dependendo do perfil de uso. Rendimento médio considerado: 10,7 km/l para gasolina 7,5 km/l para o etanol e 13,2 km/m³ para o GNV.

No entanto, ao levar em consideração os custos de instalação, bem como a média de preço de R$ 5,10 o metro cúbico do combustível, a instalação é vantajosa para casos em que a distância atinge médias de 25 mil km ao ano. Ou seja, mais que o dobro da média nacional.

Afinal, GNV estraga o motor do carro ou não? É mito! Não há estudos que comprovem que a instalação do gás natural veicular esteja atrelada a prejuízos no funcionamento do dispositivo. Além disso, o GNV é totalmente compatível com diferentes motores, como ciclo Otto ou flex fuel.

O serviço leva um dia e custa, em média, R$ 3.990.
O preço é referente ao kit Geração 5, considerado o mais moderno.

Um motor adaptado para uso com GNV requer manutenção diferenciada. Especialistas apontam para uma redução na vida útil das velas de ignição, cuja troca varia de 30.000 a 40.000 km normalmente. No caso do gás natural veicular, o tempo para substituição das mesmas cai para 15 mil km em média.

Mas existe uma dicha excelente: a economia de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa fundo no acelerador. De maneira geral, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.