O que remete poder?

Perguntado por: lzagalo . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

A palavra poder vem do latim potere, e seu significado remete-nos à posse de capacidade ou faculdade de fazer algo, bem como à posse do mando e da imposição da vontade.

O exercício do poder consiste em “conduzir condutas” e em ordenar a probabilidade. O poder, no fundo, é menos da ordem do afrontamento entre dois adversários, ou do vínculo de um com relação ao outro, do que da ordem do “governo”.

Uma relação de poder se forma no momento em que alguém deseja algo que depende da vontade de outro. Esse desejo estabelece uma relação de dependência de indíviduos ou grupos em relação a outros. Quanto maior a dependência de A em relação a B, maior o poder de B em relação a A.

As cinco bases de poder apresentadas são: o poder de recompensa, o poder coercitivo, o poder legítimo, o poder de referência e o poder de especialista.

O fenômeno do poder costuma ser divido em duas categorias: O poder do homem sobre a natureza e o poder sobre os outros homens.

De acordo com a Constituição brasileira, as funções do Estado são exercidas por três Poderes distintos e independentes: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário.

O poder é exercido, seja para impor uma vontade a outrem, para compor interesses diferentes e até mesmo divergentes ou para fazer valer uma norma coletiva capaz de promover a harmonia nas relações humanas. O fato é que a relação de poder é um fator inerente à vida em sociedade.

O poder expressa-se pelo embate de forças, mas, antes disso, ele existe em si enquanto uma força. Diante de tantas épocas históricas que encararam o poder de diferentes maneiras, vários pensadores desenvolveram diversas teorias sobre o assunto.

O poder abre as portas, dá espaço para defendermos o que achamos importante que, nesse caso, podem ser os próprios interesses. O poder aumenta a personalidade das pessoas.”

Essa a diferença a nosso ver. Paulo Bonavides entende pelo vocábulo força a capacidade material de comandar interna e externamente. Já o poder significa para o Professor Bonavides a organização ou disciplina jurídica da força.

O poder é uma dimensão de todas as relações humanas: família, vizinhança, trabalho, associações, etc. É uma noção prática, se comparada com o conceito de autoridade. O poder exprime uma relação dialética entre dois indivíduos. Para que haja poder, é necessário que exista uma ordem e um comportamento de obediência.

É a área de atuação de uma ação política ou político-econômica ou de proeminência de relações simbólicas. Com isso, é essencialmente um espaço definido e delimitado em razão de relações de poder.

Nas organizações, o poder pode ser definido como a capacidade que alguém tem de controlar ou influenciar o comportamento dos outros. Podemos considerar, então, que o poder está intrínseco às atividades de liderança.

Poder Legitimado(Decorre do cargo ocupado pelo líder no grupo ou na hierarquia organizacional.) Poder de Competência (Baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.) Poder de Referência(Baseado na atuação e no apelo. Conhecido popularmente como carisma.)

Existem diversos tipos de poder: o poder social, o poder econômico, o poder militar, o poder político, entre outros.

Vejamos quais são os “ tipos de poder “. A COMPERVE explica o seguinte: Poder Coercitivo – está associado com pessoas que estão em posição de punir outros. Poder de Conexão – baseado em quem você conhece. Poder da Expertise – vem da experiência de uma pessoa.