O que refrigera o motor de um automóvel?

Perguntado por: aportela3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Radiador. O radiador tem como principal função realizar à troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem da atmosfera. A água passa pelas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar de fora do carro entra em contato com essas aletas a água é resfriada.

Feito a base de etilenoglicol, o conhecido aditivo do radiador é um fluído que deve ser combinado a água destilada em um proporção que varia de acordo com o fabricante. A função do aditivo é elevar a pressão e a temperatura de ebulição da água.

O sistema de arrefecimento é o responsável por manter a temperatura de funcionamento do motor em um regime normal em torno dos 100ºC. O motor de combustão interna, em seu funcionamento, gera uma quantidade de calor muito grande.

Radiador. Essa é a peça que recebe a água quente depois que o motor atinge a temperatura ideal. Sua função é resfriá-la.

Radiador. Este é um dos mais importantes – e conhecidos – itens do sistema de arrefecimento. Seu papel consiste em realizar a troca de calor entre a água quente vinda do motor e o ar mais frio do ambiente. O radiador conta com aletas de alumínio que permitem a entrada de ar frio.

Assim que perceber o superaquecimento, pare o veículo assim que puder em um local seguro e desligue o motor imediatamente e acione o reboque. Isso vai ajudar o motor a esfriar um pouco mais rápido.

O sistema funciona como um ciclo, onde a bomba d'água faz com que o fluido do radiador circule entre as partes internas do motor, fazendo com que ele resfrie. Todo esse ciclo, é controlado pela válvula termostática que se abre sempre que o aditivo atinge a temperatura correta.

Abaixo, listamos quais peças compõem o sistema de arrefecimento do motor:

  • Bomba d'água;
  • Válvula termostática;
  • Radiador;
  • Mangueiras;
  • Sensor de temperatura;
  • Ventoinha;
  • Fluído do radiador (aditivo e água desmineralizada).

Além dos vazamentos, o motor pode superaquecer devido a problemas nas ventoinhas elétricas do radiador, relês ou fusíveis queimados. Há ainda os defeitos na válvula termostática e bomba d'água.

Causas do superaquecimento do motor
A válvula termostática travar na posição fechada e impedir o fluxo de água fria para resfriar a temperatura do motor. A bomba d'água apresentar vazamentos ou ter uma de suas pás desgastadas e, assim, não conseguir impulsionar a água na velocidade ideal.

É perfeitamente normal que a água do radiador baixe com o tempo. Evaporação e pequenas perdas no sistema acabam acontecendo com o uso do dia-a-dia, portanto é normal ter que completar o nível do radiador de tempos em tempos (que em carros mais novos deve ser feito com fluido adequado, não com água).

O sensor de temperatura é um componente do carro que determina quando a ventoinha do radiador liga ao ler a temperatura do sistema de arrefecimento.

hipotálamo

O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.

Se a temperatura não atingir o ponto ideal após alguns minutos, é sinal de que a válvula termostática pode estar travada aberta”, explica o especialista. “Da mesma forma, se o carro superaquecer, é sinal de que ela pode estar entupida, impedindo a passagem do líquido de arrefecimento pelo radiador”, afirma Scopino.

Explicação: água e produtos químicos, como anticongelante e inibidores de ferrugem.