O que refresca mais ventilador ou climatizador?

Perguntado por: omartins . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Se você comparar os dois aparelhos, irá perceber que o climatizador é melhor que ventilador por oferecer mais recursos, especialmente para ambientes mais secos. Vale a pena ressaltar também que os climatizadores não resfriam o ar, apenas aliviam a temperatura.

Os climatizadores promovem a circulação do ar em todo o ambiente e também conseguem manter o ar úmido, através da evaporação de água. Dentre as vantagens, está o fato de ser mais econômico do que o ar condicionado, mais barato e mais leve, o que facilita o transporte para diversos lugares.

Uma grande vantagem do climatizador é que seu consumo de energia causa baixo impacto na conta de luz, uma vez que ele consome menos eletricidade, se comparado a um aparelho de ar-condicionado. Agora, em relação ao ventilador de teto, o equipamento pode ter uma despesa maior.

Os climatizadores de ambiente são boas alternativas para o ar condicionado em cidades onde a umidade relativa do ar é baixa. Quanto menor a umidade e maior a temperatura maior é a capacidade do climatizador reduzir a temperatura do ambiente em 5 a 10 graus em relação a temperatura externa.

Pode deixar o climatizador ligado a noite toda? Não é recomendável deixar o climatizador ligado a noite toda. Com a ausência do sol, a umidade do ar será mantida por mais tempo. Então, ficar com o equipamento ligado fará com que a umidade atinja um nível excessivo.

Ele consegue alternar entre 3 ou 4 graus. O bom do climatizador é que ele pode ser usado tanto no verão quanto no inverno, de forma simples e prática, já que tem a opção de amenizar o calor ou o frio.

Na verdade, o climatizador de ar funciona como um ventilador. Só que, como você pode usar água gelada ou o próprio gelo, o ar volta para o ambiente mais fresco, aliviando o calor, além de umidificar o ambiente.

Se ficar ligado durante oito horas por dia, um aparelho pode consumir mais de 190 kWh ao mês – mais que o dobro do consumo do chuveiro elétrico e mais que o triplo da geladeira.

Desvantagens do climatizador
Causa alguns desconfortos físicos: como ressecamento dos olhos, barulho quando ligado e mistura de poeira do ar.

É importante também que você saiba quais são as limitações que o climatizador possui antes de compra-lo. Como eles aumentam o nível de umidade, não devem ser usados em locais onde o clima já é úmido. Além disso, em comparação ao ar condicionado, seu desempenho é um pouco menos em relação a refrigeração do ambiente.

Quanto tempo dura a água de um climatizador? Como mencionado, o reservatório de água do climatizador pode comportar água suficiente para 8 ou 9 horas de uso. Mas esse total pode variar conforme o modelo do seu equipamento.

Como usar e onde instalar o climatizador de ar? E muito simples usar o climatizar e você pode usá-lo onde quiser! No caso do climatizador frio, por exemplo, basta colocar água gelada ou gelo no reservatório, ligá-lo e ele fará com que o ar úmido e gelado esfrio o ambiente.

O climatizador consome 90% menos energia que o ar-condicionado, ou seja, a conta de luz também é beneficiada. Tem baixo custo em relação ao ar-condicionado – podemos encontrar vários modelos com diferentes faixas de preço acessíveis. Mantém o ar em constante renovação – cerca de 20 a 40 trocas de ar por minuto.

Basta colocar o ventilador próximo de uma janela aberta para aproveitar a brisa que vem de fora. Na frente do aparelho, coloque uma bacia ou balde cheio de gelo. O fluxo de ar vai fazer o gelo derreter e refrescar o meio ambiente.