O que reduz os riscos de lesões no Parkour?

Perguntado por: esales . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

No parkour, assim como em qualquer exercício físico, é preciso ter cuidado para que não ocorram lesões e desgastes musculares. Por isso, é primordial fazer alongamentos e aquecimentos antes da prática com o objetivo de preparar o corpo para aguentar a intensidade dos treinos.

Além de aprimorar a coordenação motora e estimular a prática de exercícios, o parkour promove a melhoria do sistema cardiorrespiratório e do sistema automotor. Isso significa que o praticante passa a ter melhor percepção do espaço e consciência corporal.

No Parkour o aluno acabará aprendendo a lidar com os riscos e medos, aprendendo a como cair e evitar possíveis acidentes.

5 dicas essenciais para evitar lesões no esporte

  1. Antes de começar a praticar algum esporte, procure um médico para fazer uma avaliação clínica. ...
  2. Utilize tênis e equipamentos corretamente. ...
  3. Faça um pré-condicionamento físico. ...
  4. Tenha acompanhamento profissional. ...
  5. Faça alongamento e aquecimento antes dos treinos.

Confira abaixo 5 dicas que preparamos para te ajudar a evitar lesões musculares ao praticar exercícios físicos.

  1. Alongue-se e faça um aquecimento antes de começar: ...
  2. Tenha um treino personalizado. ...
  3. Descanse. ...
  4. Execute os exercícios de maneira correta. ...
  5. Treine com atenção.

Quais os cuidados ao praticar parkour? No parkour, assim como em qualquer exercício físico, é preciso ter cuidado para que não ocorram lesões e desgastes musculares. Por isso, é primordial fazer alongamentos e aquecimentos antes da prática com o objetivo de preparar o corpo para aguentar a intensidade dos treinos.

RESUMO: O Parkour é a arte do deslocamento que desde sua origem na França segue princípios associados a melhoria das valências físicas, cooperação, respeito, coragem e superação.

Equipamentos

  • Calça de moletom;
  • Bermuda;
  • Camiseta leve;
  • Tênis que seja confortável e de sola preferencialmente emborrachada para ser mais aderente (entretanto, alguns praticantes treinam descalços).

O nome parkour vem da palavra francesa “parcours”, que significa percurso. A invenção da atividade física e recreativa é atribuída ao hoje ator francês David Belle.

O Parkour nasceu a aproximadamente 10 anos nos subúrbios de Paris, na França, quando Sebastian Foucan e David Belle passaram a utilizar técnicas de uma atividade conhecida como Método Natural, modalidade na qual Raymond Belle, pai de David, era especialista.

O Le Parkour, é muito interessante e desafiador, e tem um lema: “Être Et Durer” que significa “Ser e Durar”. É uma atividade cujo princípio é o de se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente.

Normalmente, o praticante dessa atividade usa o espaço urbano como ponto de prática, especialmente escadas, prédios, ruas e etc. Os praticantes pulam de um local para outro e utilizam do autoconhecimento, do senso de espaço e da coordenação motora como requisitos para a sua prática.

O Le Parkour é caracterizado pela prática de ações que utilizam o deslocamento do corpo de um ponto a outro, transpondo obstáculos urbanos ou naturais de forma fluida e mínima interrupção do movimento viabilizando o desenvolvimento do corpo e da mente.

As lesões podem ser divididas, ainda, em dois grandes grupos: traumáticas ou por sobrecarga. “As lesões traumáticas ocorrem devido a um acidente, como quedas, torções ou pancadas (trauma direto).

Além de limpa, a pele também deve estar sempre seca. Caso o paciente faça uso de fraldas, é necessário que ela seja trocada sempre que estiver com urina ou fezes. Cremes ou sprays de barreira são indicados para prevenir as lesões. Dica: A pele do paciente deve estar sempre hidratada.

Como fazer a prevenção de lesões?

  • Faça aquecimento e alongamento.
  • Respeite os limites do seu corpo.
  • Sempre faça atividades com orientação de profissionais.
  • Faça avaliação médica antes de começar.