O que realmente motiva as pessoas?

Perguntado por: aalvim3 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Muitas pesquisas mostram que as pessoas são naturalmente impulsionadas pelo propósito e terão o melhor desempenho quando convidadas a contribuir com propósitos valiosos. Isso acaba de uma vez por todas com o mito da motivação pelo dinheiro!

Seja metas de venda, rotatividade, de gerar mais receita ou até desafios de horários, as pessoas querem um motivo maior para se sentirem desafiadas, o que leva à motivação. Aumento de salário, promoções e materiais também são considerados fatores básicos na motivação.

A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos serão perfeitos para você autoanalisar e manter-se vivo, a motivação anda junta com o autoconhecimento quanto mais se conhece maior é a chance de morar a motivação dentro de você.

1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de ...

Todos já devem ter ouvido falar sobre dois tipos de motivação: intrínseca e extrínseca. O que poucos sabem é que existem maneiras diferentes pelas quais as pessoas se motivam, e isso impacta na qualidade da experiência vivida por cada indivíduo.

Do ponto de vista mais prático, você também pode incluir alguns pontos sobre a empresa na sua resposta. Por exemplo, explicar que ser reconhecido por seu trabalho te move bastante, bem como ter um plano de carreira na empresa, um programa de mentoria e oportunidades de desenvolvimento.

O que é Motivam:
O mesmo que dizer que impulsionam, que apoiam, que incentivam.

Uma das principais motivações que uma pessoa tem ao iniciar sua carreira está ligada à vontade de aprender, desenvolver novas habilidades e, com isso, amadurecer profissionalmente. Esta é uma motivação que você pode ter pelo resto da carreira, afinal, sempre há algo novo para aprender.

Descubra aqui um pouco mais sobre como se manter motivado e adote uma postura mais ativa em relação à sua vida.

  1. Encare a motivação como algo seu. ...
  2. Trace metas reais. ...
  3. Acredite em si mesmo. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Esforce-se para realizar seus sonhos.

Além de ser uma forma de se inspirar a perseguir novas conquistas, a motivação pessoal pode ser um ótimo escudo para proteger a autoestima e os sentimentos pessoais do stress que a dura rotina diária acaba por causar.

Amplamente estudada na psicologia, o motivar ainda apresenta algumas respostas pendentes. Algumas teorias, como a de Maslow e McClelland, afirmam que a motivação ocorre quando o ser humano tem suas necessidades supridas. Essas necessidades seriam a autoestima, segurança, fisiológicas ou mesmo autorrealização.

Exemplos de motivação
Por exemplo, uma pessoa que está prestes a parar de fumar pode fazê-lo com mais ou menos facilidade, dependendo de suas motivações internas e externas. Suas motivações podem ser diversas. Por exemplo, você pode ser motivado por pressão social.

Os três elementos-chave em nossa definição são intensidade, direção e persistência. Intensidade se refere a quanto esforço a pessoa despende. Este é o elemento a que mais nos referimos quando falamos de motivação.

Estabeleça metas
Para criar um incentivo que seja motivador, é sempre bom colocar alguns desafios. Resumindo: o objetivo é o que você quer ter ou onde quer chegar. A meta define como alcançar isso. Quando elas são atingidas, você consegue alcançar os seus objetivos.

Torne sua resposta relevante
Pense sobre as principais habilidades que você precisará usar no cargo e quais habilidades você desenvolveu no passado que mostram que você tem o perfil ideal para o cargo. Use exemplos que ajudarão o recrutador a te fazer perguntas sobre eles.