O que realmente aconteceu em Manifest?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Ao longo da última temporada de "Manifest", nós descobrimos que os passageiros do voo 828 haviam sido selecionados por Deus para passar por um teste, que não só colocaria a sua capacidade de fazer o bem em xeque, mas também determinar se o mundo chegaria ao fim ou não.

Tim Moriarty

Daryl Edwards com Tim Moriarty ao fundo em cena do sétimo episódio da primeira temporada de Manifest. Personagem limitado e marginalizado no drama Manifest - O Mistério do Voo 828, o agente Tim Powell (Tim Moriarty) começa a marcar território.

Para quem não sabe, a inspiração por trás da trama de Manifest veio dessa tragédia do voo 370, como afirmou o criador da produção, Jeff Rake. Em entrevista ao Syfy, ele disse que pensou no conceito da série pela primeira vez há 10 anos, mas foi após o voo 370 desaparecer que a serie começou a tomar forma.

A série é inspirada no desaparecimento do voo 370 da Malaysia Airlines, em 2014. Na trama, o voo 828 desaparece do radar e retorna cinco anos depois, quando o mesmo já tinha sido considerado perdido no fundo do mar.

Final de Manifest matou 4 personagens
Um punhado de passageiros – Saanvi, Eagan e Adrian – chegaram desconfortavelmente perto de falhar suas datas de morte em 2 de junho de 2024, mas ainda sobreviveu. Outros, porém, não conseguiram. O primeiro a ter esse destino foi Paul Santino.

No fim, o casamento teria sido perfeito se não fosse pela visão de Carl se concretizando: as três sombras, que eram dos traficantes que Michaela havia prendido, saíram da prisão e foram direto para a casa dos Stone. Lá, sequestraram Carl e o ameaçaram de morte, deixando Mica em um beco sem saída.

Angelina trancou Olive no quarto dela e sequestrou Eden, mas antes de sair da casa esfaqueou Grace, que tentou impedi-la. Enquanto isso, Cal estava fugindo de casa para atender a um chamado na base de operações secretas do governo, onde estavam os destroços do avião desaparecido.

O voo MH370 da Malaysia Airlines desapareceu misteriosamente no oceano Índico na madrugada de 8 de março de 2014.

A morte de Zeke (Matt Long) foi bastante inesperada, o que aconteceu no último episódio da primeira parte da quarta temporada de Manifest. O personagem, que tem o poder da empatia, acabou absorvendo o câncer terminal de Cal, salvando o jovem mais uma vez.

Grace era a esposa de Ben e mãe de Cal e Olive Stone. Ao longo da série, ela descobre estar grávida de uma menininha e acaba começando a ter chamados também, devido a conexão genética entre o feto em sua barriga e seu marido “retornado”.

Mais detalhes de como Mick e Jared acabam em Manifest
No penúltimo episódio, os dois estão juntos e, com o julgamento final chegando, Jared fica com Drea, acompanhando o nascimento do filho. Enquanto isso, Michaela acaba ficando com os outros sobreviventes, durante o juízo final.

Jared Grimes

A opinião deles sobre os Chamados também é compartilhada por Adrian (Jared Grimes), um passageiro do vôo 828 e um antagonista recorrente dos personagens principais.

A vilã da temporada possui a safira que a torna a passageira mais poderosa do voo 828. Assim, ela é capaz de forjar falsos chamados para conseguir o que quer. ´Portanto, Grace morre, de fato, na terceira temporada e sua participação nos episódios mais recentes faz parte de um plano cruel de Angelina.

Quando Cal retorna, ele está muito mais velho, possivelmente tendo ganho os cinco anos que havia perdido devido ao voo. Ele tem mais ou menos a mesma idade de sua irmã agora, e isso é novamente por causa de sua visita à consciência divina, onde as leis do tempo e do espaço são muito diferentes do mundo normal.

Desde o início, o imaginário cristão sempre teve presença em Manifest. Ao longo da série, vários passageiros do voo 828 receberam a ideia de que Deus está por trás dos Chamados. A teoria de que Deus é parte integrante do enredo geral da série persistiu ao longo das três temporadas.

A Safira Ômega é um elemento extremamente importante para o final de Manifest. Trata-se de uma pedra pura e rara que se torna muito perigosa nas mãos erradas. No desfecho da Parte 1 da 4ª temporada, Angelina é a portadora da gema.

Mesmo sem a peça que faltava no papiro, é possível deduzir que o pavão simboliza duas coisas: imortalidade e ressurreição. Tanto a imortalidade quanto a ressurreição foram mencionadas várias vezes ao longo das outras temporadas da série.

O personagem de retorno mais notável da 4ª temporada é TJ, que perdeu toda a 3ª temporada. Ele deixou o programa no penúltimo episódio da 2ª temporada de Manifest, “Call Sign”. TJ explicou que havia solicitado uma bolsa para cursar uma universidade no Egito.

Impulsionado pelas pequenas vitórias, Ben visita Eagan depois de vê-lo em um Chamado e receber um telefonema inesperado dele sobre o Éden. Claro, Eagan retém a informação que ele tem de Adrian em troca de sua libertação da prisão.

Até hoje, o sumiço não teve explicação definitiva dada pelas autoridades da Malásia. A caixa preta ou restos mortais dos passageiros não foram encontrados. Nove anos depois, especialistas, familiares, jornalistas e até teóricos atraídos pelo caso estão reunidos para narrar detalhes sobre o Voo 370 da Malasya Airlines.

Com 239 pessoas a bordo, o voo saiu de Kuala Lumpur, na Malásia, com destino a Pequim, na China, mas nunca chegou a aterrissar no país. Após mais de um ano de investigação, foram encontradas as primeiras peças do avião no mar, mas até hoje não há uma resposta concreta para o que de fato aconteceu.