O que Ratzel defendia?

Perguntado por: ubaptista . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A Ratzel deve-se a ênfase dos estudos geográficos sobre o homem. Entretanto, a teoria ratzeliana via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente.

Escola Possibilista - Surgida na França, baseada nas idéias do também geógrafo francês, Vidal de La Blanche. Contestava os deterministas, demonstrando que o homem é capaz, sim, de reagir a determinadas influências do meio, podendo modifica-las e adequá-las às suas necessidades.

Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições.

Friedrich Ratzel, um dos primeiros pensadores a formular uma teoria determinista contemporânea.

Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter. É, também, da Alemanha que aparecem as primeiras cátedras dedicadas a esta disciplina; é de lá que vêm às primeiras propostas metodológicas e a formação das primeiras correntes de pensamento na Geografia.

Friedrich Ratzel

Friedrich Ratzel (1844-1904) e sua obra foram de fundamental importância para o processo de sistematização da Geografia moderna.

A Geografia crítica é uma ramificação ou uma linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelo homem, além de todas as relações sociais (campo x cidade, cultura, economia, guerras, etc.).

As principais características da Geografia Positivista são: redução da realidade ao mundo dos sentidos, existência de um único método de interpretação comum a todas as ciências e concepção da Geografia como uma ciência de síntese.

La Blache rejeitava a ideia preconizada por Friedrich Ratzel que caracterizou a escola alemã de geografia, em que as condições naturais do meio influenciavam e determinavam as atividades humanas e a vida em sociedade.

Resumo. Este artigo demonstra que o pensamento geográfico de Friedrich Ratzel e o de Paul Vidal de la Blache compartilham a mesma concepção sobre as relações Homem-Natureza. Além disso, evidencia como os dois autores desenvolveram, a partir dessa base comum, teorias da região e do Estado amplamente comparáveis.

O expansionismo do Império Alemão, arquitetado pelo primeiro-ministro da Prússia Otto von Bismarck (1815-1898), foi legitimado pelas duas principais correntes de pensamento ratzeliano, o determinismo geográfico e o espaço vital (espaço necessário à sobrevivência de uma dada comunidade).

[...] as principais correntes de pensamento geográfico ou paradigmas da geografia são o determinismo ambiental, o possibilismo, o método regional, a nova geografia e a geografia crítica.

O Possibilismo dis- cute as relações homem-meio natural, mas diferentemente do Determinismo, não entende a natureza, como fator determinante do com- portamento humano.

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Todavia, era a primeira vez que se abordava o Brasil como um todo. Foi somente no século XX que um professor do Colégio Pedro II, Carlos Miguel Delgado de Carvalho, formado na França e autor de livros didáticos no Brasil trouxe à discussão sobre a Geografia Moderna Explicativa e Científica.

A Geografia atual é multidisciplinar, sistêmica e interativa. O território, os ambientes naturais e a sociedade formam um complexo de conexões que identificam realidades geográficas. Palavras-chaves: geodinâmica; processos demográficos, geo-política.

Determinismo é um conceito filosófico que define que todos os fatos que acontecem no presente são determinados por causas anteriores, ou seja, tudo aquilo que acontece ao homem ou no mundo é determinado por acontecimentos passados e que podem ser de caráter natural ou sobrenatural.

Determinismo. Hippolyte Taine foi um pensador francês, adepto do positivismo, que defendia o entendimento do comportamento humano por três fatores determinados: a raça, o meio e o momento.

Determinismo é a ideia de que todos os acontecimentos são determinados por causas. Ou seja, combinando a massa do astronauta e a atração gravitacional da Terra, teremos necessariamente o efeito de queda. E sempre que essa combinação ocorrer, teremos esse mesmo efeito.

A origem dessa ciência ocorreu na Grécia Antiga, estudiosos gregos que viajavam para diversos pontos passaram a registrar tudo o que viam, com destaque para os recursos naturais e aspectos da cultura dos povos.