O que quer dizer vesícula biliar distendida?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

Uma vesícula biliar fisiologicamente distendida é uma vesícula normal. É a condição padrão esperada quando o paciente está em jejum. A “bolsa” de bile é útil em digerir a gordura. Assim que a gordura entra no seu intestino, a vesícula biliar se contrai e libera a bile para auxiliar no processo de digestão.

A vesícula biliar encontra-se inferiormente ao fígado, estando envolvida no armazenamento e libertação da bile para o duodeno. Este artigo irá descrever a anatomia e função do fígado e da vesícula biliar.

A ultrassonografia, geralmente, é o mais comum para detectar a pedra na vesícula. Porém, há a possibilidade de fazer exames como a ressonância magnética ou ainda a tomografia computadorizada.

Alimentos fritos, milanesa ou empanados imersos no óleo. Manteiga, maionese comum, margarinas. Frutas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs, macadâmia, amendoim). Frutas com alto teor de gordura como a polpa do coco e o abacate.

Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.

Se a vesícula biliar está obstruída, não consegue contrair e se esvaziar normalmente, até que ela chega ao ponto de inflamar. O primeiro sintoma é uma cólica abdominal que vai se intensificando e provocando também náuseas e vômito. Febre pode ou não estar presente.

Sintomas: Alguns casos de pedra na vesícula podem não ter sintomas, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois.

Essa inflamação pode ser classificada em dois tipos: aguda e crônica. Aguda: normalmente aparece sem motivos aparente, provoca dor forte no abdômen por aproximadamente 6-8 horas e depois some por uma ou mais semanas.

Dor abdominal
Como explicamos na introdução, a dor abdominal é o principal sintoma em casos de pedra na vesícula. Essa é uma dor intensa que aparece de repente e que pode irradiar também para as costas, mais precisamente do lado direito e logo abaixo das costelas.

Piores alimentos para a saúde da vesícula biliar

  • Alimentos gordurosos e ultraprocessados, sendo a maionese um exemplo.
  • Leite integral e derivados.
  • Embutidos.
  • Carnes gordas.
  • Oleaginosas.
  • Peixes gordurosos, como o salmão.
  • Doces e chocolate.

Os principais sinais e sintomas são:

  • Dor súbita e intensa na parte superior direita do abdômen, geralmente após refeições;
  • Náusea;
  • Vômito;
  • Cólicas;
  • Dores pontuais nas costas;
  • Inchaço;
  • Dor de cabeça;
  • Febre.

Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.

“O ultrassom é o exame mais utilizado para o diagnóstico inicial do câncer de vesícula quando suspeitamos de alterações ou de doenças relacionadas ao órgão”, explica a oncologista do Hospital Santa Lúcia, Adriana Moura.

Exames de sangue podem ser recomendados. Testes de função hepática normalmente são sugeridos. Estes incluem os níveis de bilirrubina e de várias enzimas que são produzidas no fígado como AST (Aspartato transaminase) e ALT (Alanina transaminase).

Se você passa a produzir muitos gases e ter a barriga inchada diariamente e durante semanas, estes sinais podem indicar a presença de pedra na vesícula.

Detalhes. Quem tem pedra na vesícula precisa diminuir o consumo dos alimentos gordurosos. Cristina já foi parar no hospital com o problema, mas não consegue evitar pão francês, pipoca, chocolate e pastel.

Se você tem sintomas gastrointestinais relacionados com problemas da vesícula, o omeprazol não é um medicamento que vá ajudar. Mais uma vez, o uso do omeprazol só está indicado em doenças gastroesofagianas relacionadas com a acidez gástrica.

Como é feito o tratamento da Pedra na vesícula? A cirurgia é normalmente indicada para os cálculos biliares. O método cirúrgico mais indicado é a laparoscopia, para retirada total da vesícula, chamada colecistectomia. Essa cirurgia é indicada pois é menos invasiva, o que permite uma recuperação mais rápida.

Nesse caso, dormir do lado esquerdo é uma opção porque facilita o trabalho da vesícula, que pode se contrair e expandir com mais liberdade. Dessa forma, o ducto biliar pode ser desobstruído, diminuindo o processo inflamatório e as dores.

Náuseas, vômitos e inchaço abdominal
Apesar de, na pedra na vesícula, sintomas como esses não serem específicos, os casos de náuseas, vômitos e inchaço do abdômen também podem indicar a doença. Quanto ao edema abdominal, ele ocorre devido à falta da bile no intestino, indispensável para a digestão de gorduras.