O que quer dizer vento virado?

Perguntado por: isilva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Reg ( GO, MG ) , coloq Prisão de ventre; constipação. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : ventos-virados .

O trabalho das benzedeiras começa com uma roda, onde fazem uma oração entre elas. Em seguida, organizam outro grande círculo, desta vez com os presentes, quando fazem a leitura de um texto e explicam a dinâmica do benzimento. Elas ficam na unidade por duas horas, no final da manhã ou da tarde.

Na oração pra vento caído: “Dor abrando a tua ira e quebro as tuas forças. Assim como Judas vendeu Cristo que é Nosso Senhor Jesus, por esse mundo andou, olhado e vento caído Jesus curou”, diz, na reza.

Para realizar uma benzedura, pode-se fazer o sinal da cruz ou colocar as mãos sobre uma pessoa, uma casa, um animal ou um veículo, por exemplo. Se o que ou quem receberá a benção não puder estar presente, pode ser representado por uma fotografia ou outro objeto pessoal importante.

De acordo com os dados coletados nestas entrevistas, a moléstia do mal-dos- sete-dias consiste na crença de que no sétimo dia de vida os recém-nascidos estão suscetíveis às diversas mazelas do corpo, dentre elas a cegueira, o que pode culminar em óbito.

Com um raminho de arruda, faça o sinal da cruz na testa do bebê rezando a seguinte oração: "Nossa Senhora dos Montes, com seu bento filho nos braços pensando que ele morria de quebrante e olhado. Com dois te botaram, com três eu tiro, com o poder de Deus e da Virgem Maria.

Benzer à noite não é bom, não é uma linha boa. Pode ser perigoso”, alerta.

Essa é uma forma de proteger o seu bebê e pode ser feita a qualquer hora do dia.

Os gestos praticados pelos benzedores são todos idênticos ao da religião católica: eles rezam fazendo o sinal da cruz. Suas rezas, na maioria das vezes, são deturpações das orações oficializadas pela igreja, entremeadas de palavras incompreensíveis.

Segundo Calheiros (2017) dentre as doenças corriqueiras nas quais as benzedeiras são consideradas especialistas estão: espinhela caída, mau olhado, ventre virado, cobreiro, benzimento de crianças, dor de cabeça, moleza no corpo entre outros.

O ritual de benzeção realizado tanto na Umbanda, quanto pelas benzedeiras e benzedores, traz a cura como o realinhamento entre o espírito e o corpo físico, desse modo, como se fundamenta o conceito de saúde-doença, para os rituais do benzimento?

No Bra- sil, a doença é também referida como “espinguela caída”, na Bahia, e “peito aberto”, em Pernambuco, ou ainda como “arca caída”. É uma doença caracterizada por forte dor na boca do estômago, nas costas e pernas, além de um cansaço anormal que acomete o indi- víduo, ao submeter-se a esforço físico.

Para saber se a a pessoa está com a "espinhela caída" é necessário tirar a medida com um barbante ou uma fita, do dedo mínimo até o cotovelo da pessoa e colocar da ponta de um ombro a outro, se a fita ou barbante ficar sobrando a pessoa está com a espinhela caída, deve se medir também de ombro a ombro pelas costas.

Ofício de leituras: tradicionalmente conhecido também como Vigílias, – pois não há um horário estipulado para sua recitação-, preferencialmente se reza antes do nascer do sol, conforme diz o Livro de Salmos. E, também, a exemplo de Jesus que se retirava no meio da noite para orar (Lc 6, 12ss).

Em nome de Deus e de Santo Afonso. Amém." Quem for benzer deve fazer o sinal da cruz sobre o doente utilizando um ramo verde.