O que quer dizer transparência pulmonar preservada?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Ou seja, é aquilo que é considerado normal para as condições destes tecidos, sem que estejam gerando problemas ao paciente. Por exemplo, caso haja uma condensação na radiografia torácica, é um indicativo de que possa existir uma pneumonia. No exame normal, a transparência pulmonar se mantém preservada.

O parênquima pulmonar é formado, em sua maior parte, pelos alvéolos. Nos alvéolos, ocorre o processo de trocas gasosas, sendo observadas a passagem do oxigênio presente no ar inspirado para o sangue capilar, e a difusão do gás carbônico na direção contrária.

As provas de função respiratória no diagnóstico do enfisema refletem três importantes alterações(1): a obstrução de pequenas vias aéreas provoca perda de sustentação e alteração inflamatória de suas paredes,(2) perda da elasticidade ou encolhimento e (3) pulmonar, perda de superfície alveolar.

Os nódulos pulmonares são um tipo de mancha branca e opaca que aparece no órgão e que tem até três centímetros de diâmetro. Normalmente surgem devido a alguma infecção, inflamação, cicatrizes de alguma doença no pulmão já curada ou até mesmo por contato com pessoas tuberculosas.

Conhecida como 'vidro fosco', a condição pode ser resquício da covid19, além de acentuada pelo uso do cigarro eletrônico. Tanto a nicotina, presente em cigarros comuns, quanto outras substâncias inalatórias também podem prejudicar a saúde do órgão, além de pneumonias virais e bacterianas, e edemas pulmonares.

Opacidade em vidro fosco é um padrão frequentemente observado em TC do tórax, sendo provavelmente um dos padrões mais inespecíficos, podendo representar afecções agudas ou crônicas, alveolares ou intersticiais.

Nódulos com formatos regulares, lisos e arredondados tendem a ser benignos. Outro fator que favorece o caráter benigno é a calcificação. Quanto mais calcificado, maior a probabilidade de ser benigno. Já nódulos com bordas irregulares, também chamados de espiculados, têm uma chance maior de serem malignos.

1. Pneumonia

  1. Falta de ar;
  2. Respiração acelerada;
  3. Febre alta (38ºC ou mais);
  4. Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  5. Suor noturno;
  6. Dor no peito;
  7. Dor de cabeça constante;
  8. Cansaço ou dores musculares constantes.

Como é a dor no pulmão (dor torácica)?
Infecções respiratórias que acometem a pleura podem gerar dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse, dificuldade para respirar ou piora da dor ao inspirar profundamente ou espirrar.

Sintomas: O principal sintoma de enfisema é a falta de fôlego ou a sensação de não estar inalando ar suficiente. A pessoa pode visitar o médico inicialmente porque sentiu falta de ar durante uma atividade, mas à medida que a doença progride esse sintoma pode ficar presente todo o tempo.

Os pulmões se tornam menos eficientes e o peito adquire uma forma cilíndrica característica da doença. No enfisema, os alvéolos ficam comprometidos e perdem a capacidade de fornecer oxigênio ao sangue e dele retirar o dióxido de carbono. Alvéolos saudáveis são minúsculos, numerosos, esponjosos e elásticos.

Valores abaixo de 90% podem indicar a presença de alguma doença capaz de reduzir a eficiência das trocas gasosas entre o pulmão e o sangue, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca, dentre outras.

Houver sintomas associados à mancha pulmonar, como falta de ar, tosse constante, catarro com sangue, dores nas costas e no peito. Sofrer com infecções ou inflamações respiratórias – pneumonia, bronquite etc.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.