O que quer dizer tração 4x2?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 2 votos

Mais comum na grande maioria dos carros populares comercializados no Brasil, a tração 4x2 é aquela presente em duas das quatro rodas do veículo. Ou seja, toda a potência do motor é distribuída para essas duas rodas, sendo elas as dianteiras (tração dianteira) ou as traseiras (tração traseira).

Tração 4×2
A nomenclatura 4×2 descreve a quantidade de rodas no veículo e a quantidade de rodas motoras presente no mesmo, desta forma o número 4 indica que o veículo possui 4 rodas enquanto apenas duas são motoras.

Para quem viaja muito e precisa utilizar com mais frequência o porta-malas do veículo, a melhor escolha é um automóvel com tração na dianteira. Ele oferece mais espaço para as cargas. Já para quem deseja puxar um reboque, a tração traseira tem mais capacidade.

Quais são os tipos de tração de carro?

  • Tração 4x2.
  • Tração 4x4.
  • Tração AWD.
  • Tração dianteira.
  • Tração traseira.

O sistema AWD (all wheel drive) é capaz de tracionar todas as suas rodas de maneira automática, não importando qual seja a condição de uso do carro. Afinal, para funcionar, esse sistema não necessita de um comando específico do condutor. Por esse motivo, a tração AWD também pode ser chamada de integral e permanente.

Carros com o motor na parte de trás, como o Fusca, sempre possuem sistema de tração traseira. Se estiver na transversal, é provável que o carro tenha tração dianteira. Se estiver montado de frente pra trás, com as correias voltadas para a grade dianteira, talvez o seu carro tenha tração traseira.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Mais uma vez, a vantagem é da tração dianteira, pois não precisa utilizar o eixo cardã, aumentando o espaço interno do veículo. Alguns carros conseguem até mesmo ter assoalho reto do banco traseiro, o que garante maior espaço e mais conforto para quem senta no meio do banco de trás.

As caixas são normalmente feitas em PVC, sendo as retangulares mais comuns – tamanho 4×2. Se você preferir um modelo maior, que possa abrigar mais entradas para fiação, os modelos 4×4 são boas opções. Já se a abertura na parede for mais arredondada, procure por modelos nesse formato.

CARACTERÍSTICAS DO SISTEMA 4×2 COM INFILTRAÇÃO
– O Levantador que estiver na torna-se um Atacante; – O Levantador que estiver no fundo de quadra não participará da recepção do saque e infiltrará para fazer o levantamento; – A equipe terá sempre 3 Atacantes na rede (dois Ponteiros e o Levantador).

Sistema 4X2
No caso do sistema simples, dois levantadores ficam em posição diagonal com a quadra e os demais são atacantes. Se for sistema invertido ou com infiltração a posição dos levantadores é a mesma. Porém, um deles estará na zona de ataque outro na zona de defesa.

Os dois pneus novos devem ser colocados na traseira do carro, já que são eles os responsáveis pela estabilidade da direção e, por isso, precisam estar em boas condições. Quando ocorre algum problema com os pneus dianteiros, o motorista tem a possibilidade de controlar o carro com o volante, evitando um acidente.

Confira a seguir a relação dos seis modelos com tração nas quatro rodas mais acessíveis do mercado brasileiro.

  • Suzuki Jimny. Quer um carro 4×4 barato, mas não abre mão de alguns confortos dos carros atuais? ...
  • Suzuki Jimny Sierra. ...
  • Jeep Renegade. ...
  • Fiat Toro. ...
  • Suzuki Vitara. ...
  • Subaru XV.

A tração traseira, abreviada por RWD (do inglês rear-wheel-drive) é o tipo de tração de veículos terrestres onde as rodas traseiras são as motrizes.

Para compartilhar:

  • Volkswagen Golf GTI. A produção foi encerrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR), porém, o VW Golf GTI não poderia ficar de fora. ...
  • Renault Sandero R.S. ...
  • Honda Civic Si. ...
  • Fiat 500 Abarth. ...
  • Mini Cooper JCW. ...
  • Peugeot 208 GT. ...
  • Suzuki Swift Sport R. ...
  • Mercedes-Benz A 250.

Por definição, tração é uma força de contato que é transmitida através de um meio físico capaz de puxar ou tracionar corpos distantes. Quando trazemos isso para o modo como um carro funciona, é correto dizer que a tração é a tração é a força que o motor transmite para as rodas, afim de fazer o carro se mover.

A tração consiste na aplicação de uma força de empuxo a uma parte do corpo. É usada para minimizar espasmos musculares, para reduzir, alinhar e imobilizar fraturas, para reduzir deformidade e para aumentar o espaço entre superfícies opostas.

SUV, um acrónimo que significa “veículos utilitários desportivos (sport utility vehicles)”, pode-se ter tornado uma expressão comum nos anos 80, mas a raiz por trás de seu nome começou muito antes.

De forma sucinta o sistema de tração AWD permite uma maior adaptação a todos os terrenos, enquanto o FWD é mais económico. O sistema AWD tradicionalmente é usado por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, está sempre ativo.

Assim, muito resumidamente, a tração nas quarto rodas (AWD) permite uma maior adaptação a todos os terrenos. A tração dianteira (FWD) é mais económica, não apenas no que diz respeito ao consumo, mas também em relação à manutenção. Por úlimo, na tração traseira (RWD), as rodas motrizes encontram-se no eixo traseiro.

A sigla TSI significa Turbocharge Stratified Injection (ou “Injeção Estratificada de Turbocompressor” em tradução livre).